Valor cobrado no frete do comércio eletrônico cai 51%

Fazer a entrega sem custo é a estratégia de 43% dos lojistas brasileiros

Fazer a entrega sem custo é a estratégia de 43% dos lojistas brasileiros

O aumento da concorrência no e-commerce no país está contribuindo para reduzir o valor dos fretes cobrados pelas empresas, de acordo com o CEO do portal com foco em promoções Busca Descontos, Pedro Eugênio. Levantamento realizado pelo e-bit – empresa que reúne informações do comércio eletrônico – mostra que o custo médio do frete em março deste ano foi de R$ 27, menos da metade dos R$ 56 registrados no mês de abril de 2011. “É fato que hoje há mais empresas disputando esse mercado, e uma das estratégias para vender mais é reduzir o frete ou até mesmo deixar de cobrá-lo”, observa.

A pesquisa aponta também que a política de frete grátis vem ganhando espaço entre empresas. No primeiro trimestre do ano passado, 43% dos varejistas utilizaram esse recurso. Já neste ano, o número subiu para 54%. O segmento que mais utiliza essa prática é o de moda e acessórios.

Para ele, a queda no valor de entrega é uma tendência no mercado nacional. “Para vender, o lojista chega a bancar o frete, reduzindo a margem de lucro. Assim, ele ganha em volume vendido. Melhor assim do que não vender”, analisa.

Segundo a pesquisa “The State of Online Shopping 2012”, conduzida pela SteelHouse nos Estados Unidos, o frete grátis é o recurso promocional preferido dos consumidores. Outro estudo, The Connected Consumer, realizado pelo e-tailing group, aponta o frete grátis como o recurso promocional mais importante ao se comprar em sites de comércio eletrônico, sendo lembrado por (73%) dos consumidores norte-americanos.

Eugênio frisa que, nos Estados Unidos, levantamentos mostram que o frete é fator decisivo para o consumidor que compra pela internet. “O consumidor do e-commerce quer não só comodidade, mas preço ou alguma outra vantagem. Afinal, pela internet, ele pode pesquisar de forma rápida e fácil. Ele tem mais informação”, diz.

O Tempo – MG

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!