Urbano Bank, voltado ao setor de transportes, integra os serviços ao Itaú

Com a parceria, a fintech pretende dar um salto nos negócios, passando dos atuais 230 clientes para uma carteira com mais de 4,5 mil contas 

O Urbano Bank, fintech que integra o grupo H&P Empreendimentos do qual também faz parte a Braspress, anunciou na segunda-feira, 13, que vai integrar seus serviços financeiros ao Banco Itaú.  Trata-se de uma das poucas iniciativas no mercado unindo uma fintech a um grande banco, mas que vai aumentar as operações do Urbano Bank significativamente. “Hoje estamos com uma carteira de 230 clientes. Depois dessa integração com o Itaú,  a carteira deve chegar a 4,5 mil clientes neste ano”, explica Tayguara Helou, presidente do Urbano Bank e diretor de desenvolvimento de novos negócios da Braspress.

A expectativa é que a integração da plataforma do Urbano Bank no Itaú amplie as operações da fintech, que vai receber investimentos de R$ 25 milhões neste ano, em vários requisitos. “Vai elevar o nível de segurança, compliance e regulatório do nosso sistema, o que deve ampliar a estrutura de integração significativamente, alavancar e tornar mais ágil os nossos negócios, tornando-os mais atrativos. E, principalmente, vamos conseguir aumentar substancialmente a nossa carteira de clientes”, revela o executivo.

Segundo ele, a integração deve impulsionar a procura pelos serviços do Urbano Bank por meio da Braspress, transportadora que tem uma operação expressiva hoje no país abarcando um total de 200 mil clientes, entre remetentes e destinatários, 100 mil pagantes do frete, e que manuseou mais de R$ 75 bilhões em valores de mercadorias no ano passado. “A ideia é levarmos cerca de 5% dessa volumetria, em dois anos, para o Urbano Bank, o que corresponde a R$3,7 bilhões nesse período”, afirma Tayguara.

Ganho de expertise

O Itaú, por sua vez, entraria como prestador de serviços de banco liquidante,  entidade que mantém o acesso ao SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro). “Com a parceria, o Itaú vai ganhar mais clientes e expertise no setor de transportes e logística, setores fundamentais para o desenvolvimento econômico de qualquer país”, observa Tayguara.

Segundo ele, a parceria também vai aumentar o leque de oferta de produtos integrados que os clientes do Urbano Bank vão passar a ter. “Vão poder contar com emissão e recebimento de TED, emissão e pagamentos de boletos. Além disso, também serão inclusos outros serviços, como pagamento de contas de água, luz, telefonia, pagamentos de tributos, licenciamento de IPVA e PIX”, descreve o executivo.

Outras vantagens que a parceria vai trazer diz respeito aos funcionários que fazem parte da folha de pagamento das empresas de transporte. “Hoje, muitos têm a conta salário no Itaú ou em outros bancos de grande porte. Vão no caixa e sacam o dinheiro imediatamente ao receber, pois preferem optar por outra instituição com tarifas menores. Pois com esse novo modelo, a própria empresa, nosso cliente, vai poder decidir as taxas que serão empregadas pois elas entendem de fato a realidade dos seus colaboradores. Se os funcionários que têm determinados cargos vão ser desonerados, enfim, são muitos benefícios”, afirma Tayguara.

Desde a sua fundação em Dezembro de 2014, o Urbano Bank já investiu R$ 45 milhões em tecnologia. A fintech pretende ampliar seu quadro de pessoal composto  por 27 profissionais, atualmente, para 150 funcionários até o final do ano.  “Essa parceria acaba também com o conflito existente no mercado entre fintechs e grandes bancos, pois demonstra que ambos podem se unir, colaborar um com o outro e formar um grande negócio”, atesta o executivo.

 

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