Transportadora Sulista investe em gestão de mudança com KMM ERP 3.0

Com novo sistema, empresa terá maior integração de processos e gestão mais eficiente

Com novo sistema, empresa terá maior integração de processos e gestão mais eficiente

A Transportadora Sulista, com 30 anos de atuação no transporte de cargas – sendo 12 anos de experiência no segmento automotivo, implanta novo sistema de integração de gestão com foco em melhoria de atendimento. A empresa passa a usar o sistema ERP, KMM, desenvolvido exclusivamente para corporações que atuam na área de logística e transportes.

Para a empresa, o maior ganho da implantação deste novo sistema é uma integração maior de processos nas suas diversas áreas, possibilitando uma gestão ainda mais eficiente dos recursos para atingir o objetivo principal da organização, que é o crescimento sustentável do negócio.

Investimento em integração

Ao realizar o anúncio da mudança de sistema, a direção da Sulista simultaneamente investiu em treinamentos, que foram definidos em cronograma de acordo com os principais marcos do projeto. Durante o processo de implantação, um dos grandes desafios foi a mudança de rotina na utilização do novo ERP. O antigo sistema, o SAP, estava difundido na empresa há 10 anos e foi preciso conciliar as rotinas diárias da equipe com os treinamentos. Para minimizar o impacto da mudança, a capacitação ocorreu com aplicações das tarefas diárias dos colaboradores neste novo sistema. Com o objetivo de mostrar o funcionamento das atividades no ERP, estes treinamentos possibilitaram maior interação dos usuários com as rotinas a serem realizadas.

Etapas da mudança

Luciano Moura, do setor de projetos e planejamento, comenta que a mudança foi planejada e pensada em quatro etapas da metodologia do Project Management Institute (PMI): Gerenciamento de Escopo, Gerenciamento de Tempo, Gerenciamento de Custos e Gerenciamento dos Riscos. Em cima dessas etapas foi definido um cronograma de implantação em conjunto com a KMM Engenharia de Sistemas, fornecedor do ERP. Além disso, foram eleitas pessoas-chave para cada módulo do sistema. O especialista diz que com isso a empresa pôde atender ao cronograma e realizar as entregas das etapas dentro do planejado.

“Temos como retorno esperado para esse projeto dar sustentação à conquista das metas de crescimento para os próximos anos. E isso ocorrerá com a melhor gestão dos recursos da empresa, identificando as oportunidades de ganho nos processos”, comenta Moura.

Excelência em atendimento

Com relação aos clientes e todos os envolvidos no processo de transporte de carga, houve a preocupação constante em mantê-los informados sobre as mudanças. Um dos benefícios desta alteração de sistema para os players é a maior agilidade dos documentos produzidos – agora, assim que emitidos, eles são enviados eletronicamente aos envolvidos.

A área de atendimento da Sulista é reconhecida no mercado por sua excelência. De acordo dados de pesquisa divulgada pela transportadora em março de 2013, 60% dos clientes estão satisfeitos com o trabalho desempenhado pela empresa e 30% mostram-se muito satisfeitos. Com relação ao atendimento comercial, 50% dos clientes se disseram satisfeitos e 39% muito satisfeitos. A gestão de mudança do sistema de integração pretende colaborar no aperfeiçoamento do atendimento a uma cadeia de produção extremamente exigente, como a do mercado automotivo.

Divulgação

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