SETCESP recebe ANTT para falar sobre fiscalização eletrônica

A SETCESP recebeu a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na manhã desta última terça-feira (28) para um evento sobre a fiscalização eletrônica. O encontro teve como objetivo esclarecer mitos e verdades relacionados a atuação da agência reguladora.

Estavam presentes no evento o coordenador de Fiscalização da ANTT, Dalton de Campos Mello Filho, e Walter Pacheco, técnico em Regulação do Transporte de Carga da ANTT.

O presidente da SETCESP, Tayguara Helou, iniciou esclarecendo que a proposta do encontro é melhorar a qualidade do setor e principalmente a forma com que se relaciona com o poder público.

Em seguida, Dalton de Campos Mello Filho, que coordena as operações de fiscalização nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, apresentou algumas informações sobre a fiscalização eletrônica que vem ganhando espaço no setor de cargas.

Durante a apresentação Dalton mostrou que a fiscalização eletrônica é realizada pelo Canal Verde, uma rede nacional inteligente que mapeia os principais fluxos de mercadorias e valida a documentação fiscal por meio da leitura automatizada de tags instaladas nos veículos de cargas. No momento em que o veículo passa por um dos 55 pontos de leitura a tag é verificada e, caso não esteja regular, o veículo é autuado.

De acordo com Dalton, a fiscalização eletrônica é composta de várias bases de dados do governo e é o principal instrumento para diminuir o custo do transporte rodoviário de carga. “A partir do momento, que você tem um controle e esse controle é feito sem o veículo parar você já reduz o custo, além de ser uma desburocratização do estado”, disse.

O palestrante revelou que em breve outras tecnologias devem ser integradas a fiscalização eletrônica como, por exemplo, o sistema de pesagem remoto em que o caminhão não terá que parar para ser pesado.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!