O ano começou com alta nas vendas de caminhões entre janeiro e fevereiro, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Além disso, a primeira quinzena de março manteve os bons números. No entanto, em função da pandemia de coronavírus a comercialização de veículos pesados começou a despencar.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no mês passado, as vendas de caminhões caíram 15% em relação mesmo período de 2019. Dessa forma, a produção e as vendas em abril devem ficar bem abaixo do previsto antes da crise.
Segundo o consultor automotivo Ronaldo Lima, para o Canal Rural, a expectativa é de que o mercado volte a crescer somente a partir do segundo semestre. Entretanto, o resultado final do ano deve ficar abaixo dos números atingidos em 2019.
Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter
“Estamos projetando que o fechamento de 2020 tenha uma queda de 14% nos volumes de vendas, quando comparado ao realizado em 2019. No entanto, tudo está muito dinâmico e nossa recomendação é fazer um monitoramento dos diversos segmentos de mercado para fazer os ajustes adequados nos volumes projetados”, diz.