Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim, em abril a produção do setor recuou 19,4% em relação ao mês anterior,

A produção nacional de químicos de uso industrial caiu 5,7% em 2019 em comparação com o ano anterior. De acordo com dados do Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim, este desempenho é o segundo pior do setor nos últimos 13 anos.

Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes

Além disso, a demanda por produtos químicos de uso industrial caiu 7,3%. Enquanto as vendas internas tiveram retração de 1,8%, no mesmo período de comparação. Por outro lado, as importações cresceram 6,4%, em volume, passando a ocupar 43% da demanda interna por químicos, novo recorde do setor. Vale registrar que em 2006, as importações tinham peso de 21% sobre o volume de demanda interna e, no início da série, em 1990, de apenas 7%.

Segundo a diretora e Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, a crise afetou diretamente diversos segmentos. “Os produtos químicos são usados pela indústria automobilística, construção civil, linha branca, alimentos, embalagens, entre tantos outros importantes segmentos afetados pela crise econômica”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here