Preço do diesel está defasado e Petrobras pode anunciar nova alta

Apesar do preço do barril de petróleo ter caído nos últimos dias,o diesel brasileiro encontra-se em defasagem em relação ao mercado internacional

Apesar do preço do barril de petróleo ter caído nos últimos dias,o diesel brasileiro encontra-se em defasagem em relação ao mercado internacional. De acordo com cálculos da XP Investimentos o preço médio praticado pela Petrobras às distribuidoras no Brasil, R$ 4,51, estaria 53% abaixo do mercado internacional.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Neste cenário, a expectativa do setor é de um anúncio de uma nova alta no combustível mais vendido do país a qualquer momento. Para a ABICOM o diesel brasileiro precisaria de um aumento de 27% para se equiparar ao mercado internacional.

“Isso está acontecendo principalmente pela demanda da Europa e a escassez na oferta, há um desequilíbrio. Outro fator são os gargalos logísticos, que estão elevando os preços do frete e impactam na disponibilidade de navios para transporte de derivados”, disse o presidente da Abicom, Sérgio Araújo.

Já nos cálculos da consultoria StoneX o diesel vendido pela Petrobras nas refinarias está 20%, em média, abaixo dos preços internacionais. Na avaliação do consultor em gerenciamento de riscos da Stonex, Pedro Shinzato, o fato de os preços do gás natural também estarem altos tem levado a Europa a substituir o uso do gás para geração de energia em algumas termelétricas, o que aumentou ainda mais a demanda por diesel e, consequentemente, contribui para a alta de preços.

O último reajuste da Petrobras ocorreu no dia 11 de março, quando a estatal elevou em 24,9% os preços do diesel. Na ocasião, a companhia também fez um reajuste de 18,7% na gasolina e um aumento de 16% no gás liquefeito de petróleo (GLP). Os aumentos nos preços foram o estopim que levou à demissão, pelo presidente Jair Bolsonaro, do então presidente da estatal, o general da reserva Joaquim Silva e Luna.

Fonte: Valor

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!