Petrobras aposta em expansão no mercado de gás

Petrobrás aumenta o preço do diesel e da gasolina nas refinarias. A mudança foi anunciada ontem (16) e passa a valer a partir de hoje.

De acordo com a diretora de Refino e Gás da Petrobras, Anelise Lara, a Petrobrás aposta na expensão do mercado de gás. Em pronunciamento, nesta quarta 14, a diretora afirmou que um crescimento do gás seria bom para o país. Além disso, ela afirma que seria bom para a estatal também.

Por outro lado, Lara afirmou que será “muito complicado” para uma empresa sozinha assumir essa demanda. Comparando com o que a Petrobras vem fazendo há anos. Assim, espera-se que o mercado tenha expansão maior a partir de 2023/2025. Em razão de investimentos de projetos de gás na Bacia de Santos.

Segundo a executiva, serão necessários investimentos em logística para que isso chegue ao consumo. A ideia é que a Petrobras, juntamente com parceiros, realize tais ações. “Hoje, compramos o gás dos parceiros porque não há como ter outros carregadores participando desse processo. Por isso, a necessidade de revisão de modelo de entrada e saída (dos gasodutos), e a revisão do sistema tributário, para que outros atores possam entrar e comercializar o próprio gás”, explicou Lara.

Ainda mais, confira nossa página especial sobre combustíveis

Ela reafirmou que a Petrobras vai sair totalmente do setor de transporte, vendendo inclusive as participações que ainda possui nos gasodutos TAG e NTS. Além disso, lembrou que a partir de agora os agentes privados terão que agora andar em linha com os reguladores.

A empresa deixará também de ser a reguladora e garantidora do mercado de gás. “É um movimento inédito no Brasil. Contratos serão revistos e isso vai acontecer nos próximos dois anos. Portanto, será preciso muita capacidade de negociação do agentes”, afirmou.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!