Pesquisa revela que caminhoneiros desaprovam atendimento da saúde nas estradas

Uma pesquisa realizada pelo Clube da Estrada, plataforma de relacionamento com caminhoneiros no país, aponta que apenas
An Iraqi health ministry worker scans the body temperature of a driver of an incoming vehicle in Iraq's northern city of Mosul on March 8, 2020, as part of measures against COVID-19 coronavirus disease. (Photo by Zaid AL-OBEIDI / AFP)

Uma pesquisa realizada pelo Clube da Estrada, plataforma de relacionamento com caminhoneiros no país, aponta que apenas 25% desses profissionais avaliam como ótimo ou bom o atendimento de saúde nas estradas brasileiras. A iniciativa, que é voltada à saúde, ao bem-estar e à inclusão dessa classe na sociedade, é administrada pelo Freto, startup que conecta os melhores caminhoneiros às melhores cargas.

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O levantamento foi realizado em dois dias com 207 caminhoneiros que visitaram uma das oito unidades do Clube da Estrada espalhadas pelo Brasil. De acordo com os dados, 71% dos profissionais não possuem plano de saúde – em 2020, outra pesquisa, realizada pelo Clube da Estrada com 500 caminhoneiros, havia apontado taxa semelhante, de 70%.

Além disso, 23,2% afirmaram já ter tido algum problema de saúde grave na estrada. A pesquisa atual também revela que 27,5% nunca fez avaliação médica geral (check up) ou não o realizou há pelo menos cinco anos.

O Clube da Estrada oferece atendimentos básicos gratuitos de prevenção, contando com equipes de saúde, como enfermeiros. Nos pontos de atendimento, é possível aferir a pressão arterial, medir a glicemia, oximetria, peso e temperatura. A iniciativa também promove campanhas de vacinação contra a covid-19 e incentiva os motoristas para a doação de sangue. No último dia 7 de abril, por exemplo, em conscientização ao Dia Mundial da Saúde, foi organizada uma ação nacional com palestras sobre alimentação saudável e exercícios físicos.

Considerando as oito unidades, o Clube da Estrada, registrou crescimento de 94% nos atendimentos dos serviços de enfermagem no primeiro trimestre de 2022, comparado ao mesmo período de 2021. “Os resultados apontam que quando o caminhoneiro recebe informações importantes e têm acesso facilitado a um serviço, ele se torna mais engajado no tema. Por isso, seguimos reforçando a atuação do nosso time, mostrando a importância dos bons hábitos e monitoramento da saúde”, aponta Gautier.

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