PEC pode reverter queda de investimentos públicos no transporte

A proposta foi aprovada pelo senado na última semana

A Associação dos Meios de Pagamento de Frete (AMPEF) alerta fiscalizadores sobre a importância Código Identificador de Operações

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), a PEC 01/2021, que determina que pelo menos 70% dos recursos obtidos com outorgas onerosas de obras e serviços de transportes sejam reinvestidos no próprio setor, tem potencial para reverter a queda de investimentos públicos em transporte no Brasil.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

A proposta foi aprovada pelo Senado na última semana e foi formulada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT). De acordo com o texto, os recursos deverão ser reservados para pagamento em até cinco anos após o efetivo recebimento dos valores das outorgas pagas pelas empresas.

O senador Jayme Campos (DEM-MT), relator da PEC, calcula que direcionará ao setor de infraestrutura de transportes pelo menos cerca de R$ 7 bilhões por ano. “Esse montante é ligeiramente inferior aos R$ 8 bilhões que o governo federal investiu em infraestrutura de transportes em 2021, volume que, cabe destacar, é muito baixo e insuficiente para as necessidades do país”, disse o relator quando da aprovação da matéria no Senado.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Ele também explica que a proposta oferece uma espécie de piso garantido que assegure um mínimo de continuidade aos programas de investimentos de transporte, de forma a evitar que as regras do teto de gastos, no futuro, comprimam seu orçamento para além do aceitável.

Fonte: CNT

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!