Óleo diesel terá percentual menor de biodiesel na mistura para o 79º Leilão de Biodiesel. O percentual da mistura irá de 13% para 10%.

Óleo diesel terá percentual menor de biodiesel na mistura para o 79º Leilão de Biodiesel. O combustível que antes recebia 13% de biodiesel em sua composição, agora receberá 10%. A medida foi proposta pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) através da resolução nº 4 de 9 de abril de 2021 e aprovada pelo Governo Federal. A publicação foi feita do Diário Oficial da União (DOU) nesta terça (13). Sobretudo, a decisão objetiva a redução no preço do combustível ao consumidor final. Entidades do setor já solicitavam a redução como medida provisória para segurar o preço do combustível mais vendido no país.

Entidades do setor de transportes já cobravam pela redução de biodiesel na mistura do óleo diesel.

Contudo, a Secretaria-geral da Presidência da República comunicou que o motivo da mudança foi a alta no preço do óleo de soja nos mercados brasileiro e internacional. Aliado a isso, a desvalorização na moeda brasileira com relação ao dólar também contribuiu para a medida. De acordo com o Governo Federal, esse cenário impulsiona as exportações de soja e encarece o biodiesel produzido em território nacional.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

“Essa realidade, alinhada com os resultados preliminares da apresentação das ofertas dos produtores de biodiesel no 79º Leilão de Biodiesel, promovido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), revela a possibilidade de excessivo incremento do preço do óleo diesel, o que implicaria uma série de efeitos negativos ao transporte de cargas e à economia do país, especialmente se considerados os repasses dos preços ao longo da cadeia de abastecimento.”, comunica o Governo Federal.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here