A Novelis, em parceria com a Maxion Structural Components, desenvolveu por meio de co-design, um protótipo de chassis de caminhão utilizando o alumínio.

A Novelis, em parceria com a Maxion Structural Components, desenvolveu por meio de co-design, um protótipo de chassis de caminhão utilizando o alumínio. O objetivo das empresas e explorar as características do material para criar uma peça leve e resistente. Dessa forma, elevando a capacidade de carga em função da diminuição do peso do caminhão.

Os centros técnicos das empresas trabalharam, durante dois anos, em todo o ciclo de desenvolvimento desde a definição do material. Para isso o processo envolveu simulação da aplicação, do processo de conformação, teste prático e suas iterações. Com a possibilidade da utilização do alumínio no mercado brasileiro e mundial, a ideia é desenvolver soluções de acordo com as necessidades das montadoras.

A parceria entre as empresas possibilitou o desenvolvimento de técnicas que permitem a aplicação de novos materiais, com a utilização de processos de larga escala, em estruturas de veículos comerciais, oferecendo para os clientes produtos de qualidade, com redução expressiva de peso e impacto ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here