Norma da ANTT desobriga uso de ficha de emergência

De acordo com a nova norma da ANTT, as transportadoras de produtos químicos perigosos não serão mais obrigadas a portar a Ficha e o Envelope de Emergência

De acordo com a nova norma da ANTT, as transportadoras de produtos químicos perigosos não serão mais obrigadas a portar a Ficha e o Envelope de Emergência. Isso, porque os documentos serão substituídos por um aplicativo. A mudança entrará em vigor a partir do próximo dia 23 de dezembro. A Resolução nº 5.848 atualiza a regulamentação referente ao transporte de produtos perigosos.

Dessa forma, quando houver um acidente envolvendo produtos classificados como perigosos, poderão ser fornecidas às autoridades informações por qualquer meio disponível, até digital.

Confira nossa página especial sobre legislação

Com isso, poderão ser utilizados o aplicativo Manual de Atendimento à Emergências da Abiquim, Pro-Química Online. Por enquanto, até que entre em vigor a resolução, não será cobrado nenhum padrão nas fichas de emergência.

Compartilhe nas redes sociais

4 COMENTÁRIOS

  1. Espero que a ANTT revise esta lamentável decisão.

    Os motoristas não são obrigados a portar um dispositivo para terem o aplicativo. Um dispositivo eletrônico como falhar, acabar a bateria, não ter onde recarregar, se for online, não ter sinal para conexão……

    E o manual de emergências da ABIQUIM é muito genérico para o atendimento a um determinado produto. Ele serve apenas quando a Ficha de Emergência não pode ser retirada do veículo. Temos mais de de 3.000 números ONU e poucas dezenas de Guias de Emergência, que são abrangentes demais para uma ação rápida e eficiente.

    Acredito que não tenham consultado as empresas de atendimento emergencial, órgão de meio ambiente, concessionárias de rodovias e as Policias Rodoviárias e de Trânsito.

  2. Deixe de ser pessimista as empresas de emergência sabe como fazer ,é só saber o que esta no veiculo quando o veiculo esta em chamas ninguém que saber de ficha.

    • Amigo, a própria ignição do veículo para seu funcionamento me parece muito mais perigoso do que o celular não acha?
      E equipamentos eletrônicos só são PROIBIDOS em áreas classificadas. Um caminhão que transporta produtos inflamáveis, que possui, ignição a combustão e muitos outros equipamentos eletrônicos para o próprio funcionamento não é uma “área classificada” se não ele deveria ser composto de vários equipamentos intrinsecamente seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!