Mercedes-Benz comemora os 100.000 chassis de OF 1721 vendidos no Brasil

Mais de 120.000 unidades do modelo foram produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

A Mercedes-Benz do Brasil comemora o volume de 100.000 chassis OF 1721 vendidos no país. São mais de 120.000 unidades produzidas na fábrica de São Bernardo.

A Mercedes-Benz do Brasil comemora o volume de 100.000 chassis OF 1721 vendidos no país. Além disso, são mais de 120.000 unidades produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), atendendo também ao mercado externo e demandas das encarroçadoras.

O OF 1721 teve sua primeira versão comercializada entre 1998 e 2004, sendo campeão de vendas em todos os anos. Entre 2005 e 2011, ele foi substituído pelo OF 1722. A partir de 2012, voltou a receber a denominação OF 1721 e deu sequência à liderança nas vendas do país desde então.

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Desse modo, o modelo conquistou preferência nos seguimentos de transporte coletivo urbano e de fretamento nas regiões metropolitanas e nas demais cidades do país. O volume de 100.000 chassis emplacados no Brasil representam uma média de 4.350 unidades por ano.

“Logo de cara, conquistou a preferência dos clientes tanto para o transporte coletivo urbano, como para operações rodoviárias e de fretamento. A manutenção da liderança por mais de duas décadas deve-se a diferenciais amplamente reconhecidos pelo mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros, alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Atributos do modelo

Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM 924 LA de 4 cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Assim, esse motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.

Além da tradicional configuração com suspensão metálica, o OF 1721 é oferecido também com suspensão pneumática, aumentando a satisfação dos passageiros e do motorista em relação à comodidade do veículo.

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Entre os itens de série do OF 1721 incluem-se exclusivo freio-motor Top Brake, sistema de freio ABS, caixa de mudanças G 85 de 6 marchas com radiador de óleo, polia adicional para ar condicionado e conexão para extração de dados de telemetria (FMS). A lista de opcionais conta com itens como tacógrafo digital e retarder.

O OF 1721 também vem equipado, de série, com o EIS – sistema de desligamento automático do motor. Portanto, se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Essa é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS desliga sozinho, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos.

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