Mercedes-Benz apresenta o eO500U, primeiro urbano elétrico da marca no país

A partir de amanhã, começa a Lat.Bus & Transpúblico, maior feira da mobilidade urbana do Brasil e da América Latina. E uma das principais marcas do setor

A Mercedes-Benz do Brasil deu um importante passo hoje (25), rumo à mobilidade sustentável no país, ao anunciar o lançamento de seu primeiro ônibus movido 100% a eletricidade. É o chassi eO500U, desenvolvido especialmente para a realidade brasileira e mercados congêneres no mundo, que aproveita componentes da linha O500 da marca. A novidade também marca a comemoração dos 65 anos de fundação da empresa no país.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

“É o primeiro ônibus elétrico, oferecido no mercado brasileiro, que adota o modelo Padron 4×2, que possibilita receber carroçarias até 13,2 metros de comprimento e capacidade para transportar até 83 passageiros”, destaca Walter Barbosa, diretor e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil”. Segundo o executivo, a entrega das primeiras unidades do produto está prevista para 2022. O projeto do eO500u consumiu recursos da ordem de R$ 100 milhões, que integram o atual ciclo de investimentos de R$ 2,4 bilhões no Brasil, programado pela empresa para o período de 2018 a 2022.

 

Poucos detalhes

Durante a coletiva de imprensa, realizada de forma virtual, os executivos da empresa evitaram dar maiores detalhes técnicos e operacionais do lançamento. Se limitaram a informar que o modelo terá autonomia de 250 km com quatro packs de bateria e o motor elétrico integrado ao eixo traseiro virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O sistema de recarga é do tipo plug-in, que possibilita uma carga completa em apenas três horas. O painel de instrumentos é totalmente novo (sic) “para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e demais sistemas eletrônicos”, segundo o release.

“Mais do que lançar um novo produto no Brasil, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Companhia na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos”, afirma Roberto Leoncini (foto), vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da empresa. Em adição ele ressalta que a marca dará todo o suporte necessário para os clientes trabalharem com total segurança em sua operação e em seus negócios.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Para tanto, a Mercedes-Benz promete oferecer uma ampla consultoria especializada para as empresas e gestores do transporte coletivo urbano, envolvendo desde a infraestrutura de abastecimento de energia e recarga das baterias, o funcionamento do veículo e, ainda a gestão de frota com ônibus elétricos.

Segundo Roberto Leoncini, a empresa pretende construir, junto com nossos clientes, as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação. “Eles terão nossa total dedicação para esse momento em que vão adotar a nova tecnologia. Estaremos com os clientes em todo o novo ciclo do nosso veículo, tanto brasileiros como os latino-americanos que também vão entrar nessa nova era conosco, sempre, visando a eficiência tecnológica e de custos operacionais que irá garantir a viabilidade dessa solução para as empresas de transporte de passageiros”.

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!