International leva time de atrações para a Fenatran

Cinco atrações são apresentadas pela empresa na Fenatran

Cinco atrações são apresentadas pela empresa na Fenatran

Um ícone da indústria norte-americana de caminhões marca presença na 18º Fenatran – Salão Internacional do Transporte, que começa nesta segunda-feira (24), no Anhembi, em São Paulo, e vai até a próxima sexta-feira (28). Trata-se da International e seus imponentes “brutos” de design inconfundível, que apresenta cinco atrações em seu estande: dois modelos “made in USA”, versões Euro V de seus modelos comercializados no Brasil e um caminhão conceito, protótipo da futura plataforma que será produzida e comercializada no país.

Vitrine – A International apresenta cinco caminhões em seu estande na Fenatran. São dois modelos vendidos somente no mercado norte-americano, o LoneStar e WorkStar; duas versões Euro V dos atuais modelos comercializados no Brasil pela NC² Global, também subsidiária da Navistar, o 9800i e o DuraStar; além do caminhão-conceito AeroStar.

O International LoneStar em exposição na Fenatran tem motor Cummins ISX525 15,2 litros, seis cilindros, com 532 cv de potência (2508 Nm de torque) e transmissão Eaton de 18 velocidades. A cabine com mais de 2,2 metros de largura, considerada a mais silenciosa da categoria e uma das mais espaçosas, segundo a fabricante, traz itens diferenciados de conforto e tecnologia como painel de direção com navegação, Bluetooth com microfone integrado, MP3 player, conexão de sistema de monitoramento de pneus e até cama suspensa que pode ser convertida em sofá (modelo Sleeper).

Já o International WorkStar é equipado com motor Cummins ISM de 11 litros, seis cilindros, com 345cv e transmissão Eaton de 10 velocidades. O modelo, para operações fora de estrada, traz de série o Diamond Logic Electrical System, um sistema de diagnóstico a bordo que monitora todos os componentes do veículo, prometendo reduzir o tempo de diagnóstico de falhas e permitir fácil e rápida integração de implementos.

Euro V – Os dois modelos International comercializados no mercado brasileiro, 9800i e DuraStar, também são destaque no estande da marca na feira. A novidade fica por conta dos novos motores que são apresentados, ambos Euro 5, com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), ou seja, que atendem a legislação de emissões Proconve P7, a vigorar em 2012.

O semipesado DuraStar vem com motor MaxxForce 7.2 litros, da MWM International, com 4 válvulas por cilindro e 280 cv (950 Nm de torque), Common Rail com 1800 bar de pressão de injeção, que traz ainda freio motor Power Brake tipo compressão integrado ao cabeçote. Destaque para o sistema elétrico Multiplex, que centraliza a distribuição de energia elétrica e informações eletrônicas sobre o veículo. De acordo com a fabricante, a tecnologia reduz em até 20% do tempo gasto no diagnóstico de problemas elétricos e é equipada com módulo de integração para inovação da produtividade, que simplifica outras operações do caminhão.

O International 9800i, por sua vez, tem motor Cummins ISM, também com 4 válvulas por cilindro, que desenvolve 416 cv de potência a 1900 rpm e 2000 Nm de torque a 1200 rpm. O modelo conta com freio motor C-Brake, tipo compressão potência de frenagem até 330 cv.

Conceito – Uma outra estrela da International também brilha no estande da marca no salão. Trata-se do AeroStar, conceito do novo caminhão mundial que está sendo desenvolvido para o Brasil, apresentado pela primeira vez ao público.

O International AeroStar é fruto de um projeto liderado pela equipe de engenharia da Navistar no Brasil em parceria com os Estados Unidos. Trata-se de um modelo aerodinâmico de cabine, o primeiro de uma nova plataforma que incluiu mais 15 variações – abrangendo desde o veículos de 10 toneladas até 74 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado), com motores variando de 180 cv a mais de 500 cv.

A empresa adianta que esta nova plataforma, que combina as necessidades do mercado brasileiro com a durabilidade dos produtos norte-americanos, vislumbra uma prévia do que poderá ser o horizonte da marca no Brasil. E mais: a expectativa é que o cavalo mecânico seja produzido e comercializado no país a partir de 2013, equipado com o motor Maxxforce 13 e designado para operações rodoviárias.

Canal do Transporte

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