Governo de SP apresenta projeto de BRT para ligar capital ao ABC

O Governador João Doria apresentou nessa sexta-feira (7), o projeto do BRT-ABC. O modelo busca um sistema de transporte rápido que conectará com ônibus
O Governador João Doria apresentou nessa sexta-feira (7), o projeto do BRT-ABC. O modelo busca um sistema de transporte rápido que conectará com ônibus, via corredor exclusivo, os municípios de São Paulo, São Caetano, São Bernardo do Campo e Santo André.
Por isso, serão investidos, exclusivamente pela iniciativa privada, um total de R﹩ 859 milhões no novo modal de transporte metropolitano. A nova alternativa para a população terá capacidade para transportar 115 mil pessoas por dia.
“Estamos muito felizes de assinarmos o projeto do BRT do ABC. Esse é o primeiro BRT aqui no estado de São Paulo, que vai permitir a ligação de áreas importantes do Grande ABC. Uma iniciativa que exigiu estudos, planejamento, análises, para permitir que com essa alternativa, com esse modal, oferecêssemos o menor tempo possível ao menor investimento viável e, principalmente, em um tempo reduzido de implantação. Nós temos que ter pressa para atender aqueles que precisam de transporte coletivo de qualidade”, destacou Doria.

O Governador João Doria apresentou nessa sexta-feira (7), o projeto do BRT-ABC. O modelo busca um sistema de transporte rápido que conectará com ônibus

Mais detalhes sobre o projeto

O projeto do BRT-ABC prevê 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes, articulado, com 23 metros. Com isso, o sistema de integração dos municípios da região do ABC com a capital fará o trajeto de ponta a ponta, do terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã, na capital, em 40 minutos na modalidade expressa. Além do bilhete expresso que dará a opção do passageiro fazer menos paradas, haverá duas outras opções, tradicional e semiexpressa.

A obra será iniciada após a conclusão do projeto executivo em andamento, com previsão de entrega e operação total em 2023. A empresa Metra será a responsável pela implantação e gerenciamento e terá direito a 25 anos de exploração da concessão.
Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

“O BRT-ABC vai levar os passageiros de modo eficiente e absolutamente coerente com a demanda da região, de acordo com os estudos de origem-destino realizados. Todos o investimentos da implementação serão feitos pela iniciativa privado, fiscalizados pelo estado”, comentou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. “Esperamos que em 2022 tenhamos o BRT ABC operacional para a população”, pontuou Baldy.
Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!