Compra de caminhões cresce em ritmo menor

Juro negativado não tem sido suficiente para negociar em frota

Juro negativado não tem sido suficiente para negociar em frota



Embora o financimento à aquisição de bens de capital tenha permanecido o ano passado inteiro com juros negativos nas linhas do Banco Nacjonal de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os investimentos em caminhões e ônibus em 2013 não foram suficientes para recuperar o tombo do ano anterior, segundo cálculos da LCA Consultores.

Em 2012,  caminhões e ônibus responderam por quase metade da queda de 4% na formação bruta de capital fixo (FBCF, conta dos investimentos no Produto Interno Bruto, o PIB). Ano passado, os investimentos devem ter crescido 4,7%, na projeção da LCA, reduzindo o ritmo de quase 8% verificado no primeiro semestre. Caminhões e ônibus adicionaram 0,8 ponto percentual (17% do total).

O instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) divulgará  os numeros definitivos amanhã, no Rio. Para Braulio Borges, ecnomista-chefe da LCA, a explicação para o peso menor dos caminhões e ônibus nos investimentos remonta a 2011. Com a mudança no padrão dos motores em janeiro de 2012, houve antecipação de compra no ano anterior. Como a frota tem vida útil superior a um ano, o juro negativado é insuficiente para icentivar novos investimentos. “O crédito com juro negativo surtiu efeito, mas o consumo aparente de caminhões e ônibus  não se recuperou do tombo de 2012, por causa da antecipação”, explica.

FONTE: ESTADO DE S.PAULO

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!