Indústria química registra pior resultado do setor em 30 anos

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim, em abril a produção do setor recuou 19,4% em relação ao mês anterior,

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim, em abril a produção do setor recuou 19,4% em relação ao mês anterior, no mesmo período, as vendas internas caíram 35,7%. Por sua vez, o consumo aparente nacional (CAN, que mede o resultado da soma da produção mais importação excetuando-se as exportações) caiu 9,4%. Assim, mostrando o impacto da pandemia do novo coronavírus na indústria.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Em relação ao índice de utilização da capacidade instalada, como o setor não pode desligar as plantas, uma vez que a operação da maioria delas é em regime de processo contínuo, a média de uso foi de 65% em abril.

De acordo com a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, “a maior parte das unidades está operando no mínimo do limite. Assim, tornando os custos unitários de produção mais elevados, piorando o quadro de competitividade do setor”.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Na comparação com abril do ano passado, os indicadores tiveram os seguintes resultados: índice de produção caiu 13,5% e vendas internas recuou 36,4%. No entanto, ocorreu a elevação do volume importado em abril deste ano, de 77%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Portanto,  resultando também em um aumento do CAN, de 24,3%, como resultado, na média do período de maio de 2019 a abril de 2020, os produtos importados representam 45% do mercado local de químicos.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!