Mercedes-Benz Atego híbrido tem mais de 100 unidades vendidas

Pionerismo faz com que o Atego seja o primeiro caminhão híbrido a ser produzido em série na Europa

Pionerismo faz com que o Atego seja o primeiro caminhão híbrido a ser produzido em série na Europa

O Atego da Mercedes-Benz, primeiro caminhão com propulsão híbrida a ser produzido em série na Europa, já foi entregue a mais de 110 clientes desde seu lançamento em 2010 e comprova sua adequação e viabilidade para uso diário.

Projetado principalmente para uso urbano ou em serviços de distribuição de curta distância, o Atego demonstra seu valor e rentabilidade, especialmente nos serviços de entrega. Trata-se do caminhão híbrido campeão de vendas da Europa.

As empresas que usam o Atego Híbrido 1222L, equipado com a tecnologia BlueTec, demonstram sua consciência ambiental, espírito inovador e ainda obtém redução efetiva das emissões de CO2, assim como significativas vantagens econômicas, devido a redução do consumo de combustível. É o caso da Klotz, uma empresa de transporte de Freiburg/Breisgau, no sul da Alemanha, que tem rodado com um Atego Híbrido há mais de um ano, alcançando a marca de 60.000 quilômetros sem qualquer quebra ou necessidade de manutenção imprevista.

Na prática, o Atego Híbrido proporciona economia de combustível nas entregas urbanas de até 12%, quando comparadas as de um caminhão de propulsão convencional com a mesma capacidade de carga, independentemente das condições climáticas e mesmo em situações de paradas frequentes ou de congestionamento.

Tecnologia híbrida paralela

Essa configuração de propulsão permite que o caminhão seja movido tanto pelo motor diesel, quanto pelo motor elétrico, ou ambos os sistemas de propulsão juntos. Se as baterias tiverem carga suficiente, é possível sair apenas com a propulsão elétrica. O motor diesel opera em marcha lenta, servindo somente para a propulsão das unidades auxiliares, tais como o reforço do freio e a direção hidráulica.
Quando é necessário obter mais força, o motor diesel é acionado totalmente através da embreagem. As baterias são recarregadas em fases de sobremarcha ou durante a frenagem. A função start/stop automática é equipamento de série e reduz o consumo de combustível, bem como as emissões e o nível de ruído a zero quando parado no semáforo.

O cliente recomenda enfaticamente o “seu” Atego Híbrido: “Durante todo esse período, nunca tivemos uma parada ou visita imprevista à oficina. Fora as revisões normais, nunca foi necessário fazer mais nada. O caminhão tem sido e é confiável, como estamos acostumados a esperar de um Mercedes-Benz.”

Webtranspo

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