Fluxo de leves puxa Índice ABCR em setembro

Brasil registra aumento de 9% na movimentação de cargas do primeiro quadrimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O Índice ABCR apresentou alta de 0,6% em setembro na comparação com agosto, segundo os dados dessazonalizados. O fluxo pedagiado de veículos leves subiu 1,8%, enquanto o de pesados recuou 1,4% no mês.

O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

“Apesar dos predominantes ganhos nos últimos meses, o fluxo total de veículos ainda se encontra com dinamismo abaixo do registrado no período anterior à greve dos caminhoneiros, considerando a série livre dos efeitos sazonais”, explica Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria.

No caso dos pesados, segundo o analista, o índice segue em níveis próximos aos alcançados nos primeiros meses do ano, anteriores à greve. “Entretanto, a contração do índice, verificada tanto em termos mensais como interanuais, é um sinalizador ruim à produção industrial no período”, completa Xavier.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!