Combustíveis seguraram a inflação do ano passado

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta queda de 4,2% na economia este ano. Dessa forma, o cenário é considerado o mais provável

A redução no preço dos combustíveis em novembro e dezembro foi decisiva para que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, fechasse o ano passado em 3,75%, abaixo do centro da meta. Os dados estão no boletim Economia em Foco, divulgado pela Confederação Nacional do Transporte.

Em novembro os preços dos combustíveis recuaram 2,42% – a gasolina ficou 3,07% mais barata e o diesel recuou 0,58%. No último mês do ano a gasolina caiu 4,8% e diesel recuou 3,45%.

Segundo a Agência CNT de Notícias, os combustíveis são um dos itens analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte do grupo Transportes. Em novembro passado, o grupo apresentou a menor variação (-0,74%) e o menor impacto (-0,14 p.p.) entre os grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE. Já em dezembro, o grupo novamente registrou a menor variação (-0,54%) e o menor impacto (-0,10 p.p.) no IPCA, também em razão dos combustíveis, que caíram, em média, 4,25%.

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!