A ZF apresentou, na Alemanha, um conceito de veículo de entrega autônomo feito para responder o aumento na demanda por comércio eletrônico. A Innovation Van tem tração puramente elétrica, opção de direção autônoma e um algoritmo inteligente que considera as exigências do cliente final em tempo real e calcula o trajeto mais eficiente para a entrega.
“Nosso Innovation Van constitui um pacote completo de soluções para atender às exigências do segmento de entregas”, afirma Gerhardt Gumpoltsberger, responsável pela gestão de inovações da ZF. “Para superar os múltiplos obstáculos enfrentados por esse setor nos centros urbanos, colocamos todas as nossas competências em prática – da condução autônoma, passando pela eletromobilidade, até a integração em rede em um sistema de assistência inteligente”, conclui.
O Innovation Van foi equipado com funções de condução autônoma do nível 4, podendo dirigir sozinho em ambientes urbanos, permanecer na faixa mesmo em ruas e estradas sem as devidas marcações, reconhecer semáforos e placas de trânsito e reagir a situações de perigo inesperadas, além de poder identificar e contornar obstáculos como veículos parados em fila dupla.
Quando não há lugar para estacionar em frente a um local de entrega, o entregador pode mandar o veículo até a próxima parada, onde ele procura sozinho por uma vaga. Superfícies de comunicação fixadas do lado de fora do caminhão informam os demais envolvidos no trânsito o que ele está fazendo, poupando valioso tempo durante as entregas, que seria perdido para embarcar, desembarcar, estacionar e partir.
Segundo a ZF, até 2021 serão enviadas 4 bilhões de encomendas – em 2017, chegou-se a 3,3 bilhões de encomendas, com tendência de forte aumento. A Federação Alemã de Entrega de Pacotes e Logística calcula que cada um de seus colaboradores entregue, pelo menos, 200 remessas por dia. Eles gastam, em média, de dois minutos e meio a três minutos por operação, incluindo todo o trabalho de estacionar o veículo, caminhar ao local e esperar que alguém atenda a porta.