ZF antecipa novidades da Fenatran 2022

A ZF decidiu antecipar algumas das novidades que irá apresentar na Fenatran 2022, ligadas à área da mobilidade. São soluções que contemplam avanços em sistemas auxiliares para veículos comerciais, incluindo caminhões, ônibus e implementos rodoviários.

O principal destaque é a solução iEBS, uma plataforma inteligente que atua no sistema de freios das carretas. O iEBS (foto) assegura total estabilidade ao implemento, assegura o fabricante, e pode promover correções de frenagem instantânea em cada roda, além de identificar e registrar eventuais irregularidades no trajeto. “A nova solução é a evolução do EBS (Electronic Braking System – Sistema de Frenagem Eletrônico) e já é largamente utilizado nos caminhões mais modernos da Europa”, explica Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul.

O componente opera em conjunto com o cavalo-mecânico e integra uma nova geração do produto. A novidade é a incorporação de um módulo inteligente com menor número de válvulas, tubulações e conexões na montagem, que tornam o sistema mais clean e reduz os custos com manutenção. A solução atua com a mesma eficiência, tanto em implementos com freio a tambor como a disco, bem como em suspensão com feixes de molas ou pneumáticas.

Além de ser oferecido aos fabricantes de implementos, para instalação em equipamentos novos, o iEBS também pode ser instalado em carretas usadas. Os cabos são idênticos para EBS e iEBS, o que traz facilidade na instalação. “Em adição ao controle da estabilidade do conjunto, o frotista pode contar com informações em tempo real de tudo o que acontece com o implemento ”, reforça Silvio Furtado (foto). “É possível, dentre outras dezenas de funcionalidades, checar temperatura e pressão dos pneus, obter remotamente a localização exata do equipamento, além de se otimizar o acondicionamento da carga monitorando-se o peso em cada eixo”.

Novidade em transmissões

A ZF anunciou ainda o lançamento na Fenatran da transmissão PowerLine, que passará a ser produzida no Brasil até o final do ano. Trata-se de uma versão automática de oito velocidades, para veículos até 24 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). Equipada com conversor de torque, que exerce o papel da embreagem durante a partida do véiculo, a ZF PowerLine é especialmente indicada para aplicações essencialmente urbanas, onde o “anda e para” é uma constante.

Outra novidade é a transmissão TraXon (foto) que passará a ser produzida no país, agora com sistema ZF Intarder 3 integrado, que deve equipar muitos novos modelos de caminhões Euro Vi, incluindo a 1ª aplicação global em ônibus que será feita no Brasil. Segundo Silvio Furtado, o ZF Intarder 3 é um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo, capaz reduzir em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção. “O Intarder 3 é o retardador mais leve do mercado, além de ser o mais robusto e estar entre os mais potentes, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo”.

O mesmo acontece com a transmissão automatizada 9AS EcoTronic, oriunda da versão mecânica de nove velocidades, que também será produzida em série no país muito em breve. Um dos diferenciais de desempenho essencial para o conforto do sistema 9AS EcoTronic e que possibilita diferentes modos de condução – de Eco até Power – é a sua arquitetura de software, que se baseia na mesma plataforma da TraXon.

Por fim, de olho na eletrificação veicular, a ZF anunciou a homologação para produção em série do eixo de tração elétrica AVE AxTrax. E a oferta do eixo AVE 130, com dois motores assíncronos refrigerados com água em cada roda, com potência equivalente a 340 cv de potência, para uso em uma grande variedade de ônibus.

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!