A ZF decidiu antecipar algumas das novidades que irá apresentar na Fenatran 2022, ligadas à área da mobilidade. São soluções que contemplam avanços em sistemas auxiliares para veículos comerciais, incluindo caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
O principal destaque é a solução iEBS, uma plataforma inteligente que atua no sistema de freios das carretas. O iEBS (foto) assegura total estabilidade ao implemento, assegura o fabricante, e pode promover correções de frenagem instantânea em cada roda, além de identificar e registrar eventuais irregularidades no trajeto. “A nova solução é a evolução do EBS (Electronic Braking System – Sistema de Frenagem Eletrônico) e já é largamente utilizado nos caminhões mais modernos da Europa”, explica Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul.
O componente opera em conjunto com o cavalo-mecânico e integra uma nova geração do produto. A novidade é a incorporação de um módulo inteligente com menor número de válvulas, tubulações e conexões na montagem, que tornam o sistema mais clean e reduz os custos com manutenção. A solução atua com a mesma eficiência, tanto em implementos com freio a tambor como a disco, bem como em suspensão com feixes de molas ou pneumáticas.
Além de ser oferecido aos fabricantes de implementos, para instalação em equipamentos novos, o iEBS também pode ser instalado em carretas usadas. Os cabos são idênticos para EBS e iEBS, o que traz facilidade na instalação. “Em adição ao controle da estabilidade do conjunto, o frotista pode contar com informações em tempo real de tudo o que acontece com o implemento ”, reforça Silvio Furtado (foto). “É possível, dentre outras dezenas de funcionalidades, checar temperatura e pressão dos pneus, obter remotamente a localização exata do equipamento, além de se otimizar o acondicionamento da carga monitorando-se o peso em cada eixo”.
Novidade em transmissões
A ZF anunciou ainda o lançamento na Fenatran da transmissão PowerLine, que passará a ser produzida no Brasil até o final do ano. Trata-se de uma versão automática de oito velocidades, para veículos até 24 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). Equipada com conversor de torque, que exerce o papel da embreagem durante a partida do véiculo, a ZF PowerLine é especialmente indicada para aplicações essencialmente urbanas, onde o “anda e para” é uma constante.
Outra novidade é a transmissão TraXon (foto) que passará a ser produzida no país, agora com sistema ZF Intarder 3 integrado, que deve equipar muitos novos modelos de caminhões Euro Vi, incluindo a 1ª aplicação global em ônibus que será feita no Brasil. Segundo Silvio Furtado, o ZF Intarder 3 é um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo, capaz reduzir em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção. “O Intarder 3 é o retardador mais leve do mercado, além de ser o mais robusto e estar entre os mais potentes, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo”.
O mesmo acontece com a transmissão automatizada 9AS EcoTronic, oriunda da versão mecânica de nove velocidades, que também será produzida em série no país muito em breve. Um dos diferenciais de desempenho essencial para o conforto do sistema 9AS EcoTronic e que possibilita diferentes modos de condução – de Eco até Power – é a sua arquitetura de software, que se baseia na mesma plataforma da TraXon.
Por fim, de olho na eletrificação veicular, a ZF anunciou a homologação para produção em série do eixo de tração elétrica AVE AxTrax. E a oferta do eixo AVE 130, com dois motores assíncronos refrigerados com água em cada roda, com potência equivalente a 340 cv de potência, para uso em uma grande variedade de ônibus.