Volkswagen lança três pesados para ocupar nicho de mercado

Montadora prefere investir na família Constellation ao invés dos MAN TGX, dentro da máxima "Menos você não quer, mais você não precisa”

Disposta a avançar no segmento de mercado que mais cresce no Brasil em tempos de pandemia – o de caminhões pesados -

Disposta a avançar no segmento de mercado que mais cresce no Brasil em tempos de pandemia – o de caminhões pesados –  a Volkswagen decidiu resgatar a velha máxima “Menos você não quer, mais você não precisa” criada pela própria empresa em 2002 no lançamento do Titan Tractor. A montadora repetiu a estratégia do passado, na forma da nova família de caminhões pesados da marca, que chega agora ao mercado ostentando características bem distintas dos demais concorrentes e com grandes chances de sucesso.

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Ao invés de investir em novos aperfeiçoamentos na sua linha premium – os MAN TGX –  para competir em igualdade de condições com os modelos topo de linha do mercado, a empresa optou por agregar melhorias na linha Constellation, de concepção mais simples e portanto de preço mais acessível. “Os novos extrapesados Volkswagen chegam com a missão de ocupar um novo nicho de mercado, existente entre os veículos de entrada no segmento e os modelos premium”, observa Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A nova família é composta de três modelos, batizados de Meteor 29.520 6×4, Meteor 28.460 6×2 e Constellation 33.460 6×4. Equipados com um novo motor MAN D26 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil e com 460cv e 520cv de potência, eles chegam com a disposição de oferecer uma melhor relação custo-benefício nas operações rodoviárias e fora-de-estrada, em relação aos modelos de potência similar.

Todos trazem a nova transmissão automatizada Traxon, disponível das versões de 12 e 16 velocidades. Além de eixos trativos de alta eficiência, com uma ampla gama de relações de transmissão, para operar nos mais diversos terrenos. O conjunto trator conta ainda com sistema inteligente que possibilita o gerenciamento das condições do motor e transmissão, incluindo o aproveitamento da inércia do veículo de acordo com a topografia e a carga. Essa combinação de fatores resultou em ganhos no consumo de combustível, estimado em 10% pelo fabricante. Outra novidade incorporada à família é a oferta de uma ampla gama de recursos de conectivividade, desenvolvidos pela plataforma RIO, braço digital da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Novo visual

Os novos modelos VW Meteor ganharam uma nova roupagem, com uma frente inteiramente redesenhada que reproduz as linhas do novo Delivery. Segundo o fabricante, o interior ganhou uma nova cobertura de material composto, no lugar das partes metálicas e uma nova combinação de materiais de acabamento. O volante é multifuncional, com ajustes de altura e profundidade. O painel de instrumentos, por sua vez, é de fácil acesso e concebido no conceito modular, que possibilita provisionar até 50 chaves de acordo com a configuração do modelo, além de organizar dispositivos como rádio, multimídia, tacógrafo e outros equipamentos. A área de descanso possui uma cama grande e compartimento multifuncional, além de um refrigerador opcional. O ar condicionado é acionado por controle remoto e toda iluminação é de LED.

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Até chegar ao resultado final, os caminhões VW Meteor foram submetidas a uma bateria exaustiva de testes de campo, em parcerias com clientes na rota da soja, na região central do Brasil, além de incontáveis horas e quilômetros na pista de provas da montadora, em Resende (RJ).

A montadora oferece condições especiais na pré-venda do lançamento, na forma de uma garantia de dois anos sem limite de quilometragem, além de mão-de-obra gratuita nas duas primeiras revisões. As primeiras 300 unidades serão contempladas com um plano de manutenção grátis por três anos. O preço sugerido é de R$ 540 mil para o modelo VW Constellation 33.460 6×4; R$ 550 mil para o VW Meteor 28.460 6×2 e R$ 590 mil para o VW Meteor 29.520 6×4.

Diante desse cenário de pandemia, o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, preferiu não fazer qualquer projeção sobre a expectativa de vendas para os novos modelos. Mas, aposta em uma tendência de recuperação do mercado brasileiro de caminhões para o semestre em curso.

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