A Volkswagen Caminhões apresentou o Constellation 31.390 8×4, com foco no segmento madeireiro. Seu desenvolvimento foi feito em parceria com o BMB Mode Center, centro exclusivo de modificações da MAN Latin America, dona da marca VW.

“Como rodam em trechos com topografia mais acidentada e aclives acentuados, esses veículos têm que ser do tipo rígidos, não podem ser cavalos mecânicos, e precisam levar mais carga. Daí a necessidade do eixo adicional”, explica Ricardo Monici, consultor comercial responsável pelo segmento florestal da MAN Latin America.

Segundo a VW, os primeiros modelos já estão em teste de campo em clientes, como a Breda. Segundo Eduardo Pilon, gerente de operações da empresa, os resultados são positivos:

“O conjunto de veículo mais implemento é cerca de 3 mil quilos mais leve que os atuais em operação, mesmo equipado com eixo adicional. Isso amplia nossa capacidade de carga em cerca de 10% a cada viagem, o que sem dúvida nos traz ganhos operacionais contundentes”, explica Pilon.

Os veículos da frota da Breda rodam em média 10 mil quilômetros/mês, na região do Vale do Paraíba, no interior paulista, carregados com toras de madeira. São 24 horas por dia de operação, sete dias por semana, com paradas apenas para manutenção. “Mesmo com o uso severo, em condições complexas de topografia, o VW Constellation realizou apenas manutenções preventivas, mostrando-se bem robusto”, destaca José Henrique da Silva, coordenador operacional da Breda.

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