A Volkswagen Caminhões e Ônibus aumentou seu investimento para minimizar o impacto de suas operações na fábrica de Resende, no interior do Rio de Janeiro.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus aumentou seu investimento para minimizar o impacto de suas operações na fábrica de Resende, no interior do Rio de Janeiro. Dessa forma, o resultado é que nos últimos anos a companhia teve um incremento de reciclagem na planta carioca. Assim, a reciclagem de resíduos gerados com suas atividades teve o volume aumentado de 56% para 81% em apenas três anos.

De acordo com Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO, a ideia é seguir melhorando. “Nosso plano é melhorar esses índices cada vez mais como parte de nosso compromisso ambiental, ao mesmo tempo em que investimos para o consumo mais eficiente de energia, água e outros recursos naturais”.

Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes

Além de aprimorar a coleta seletiva e tornar a triagem mais eficiente, a montadora incorporou melhorias em seu processo e desenvolveu uma larga campanha de conscientização entre seus colaboradores. Sendo assim, contribuindo para esse crescimento contínuo na porcentagem de reciclagem de seus resíduos.

Produção sustentável

Por outro lado, a empresa também buscou modernizar sua produção para economizar recursos. É o caso de um novo sistema de banhos de pré-tratamento na pintura de cabines. Apenas com a adoção de uma nova tecnologia a partir do fim do ano passado, a fábrica vai reduzir seu consumo de água anual em 450 mil litros.

“Apesar de uma produção maior em 2019, avançamos também para reduzir o consumo de energia em 5% a partir de uma melhor gestão com sistemas automatizados e da instalação de equipamentos mais eficientes”, complementa Marcelo Vidal, gerente executivo da Engenharia de Manufatura.

Adilson Dezoto reforça ainda que pequenas ações geram grandes resultados. “Conseguimos perceber mudanças de comportamento em nossos colaboradores e um saldo positivo também para a empresa. Além disso, internamente temos equipes dedicadas a desenvolver novos projetos sustentáveis”.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here