Transportadoras aquecem o mercado de condomínios logísticos

O mercado nacional de locação de condomínios logísticos de alto padrão apresentou avanços no primeiro trimestre de 2019. O aumento acontece muito em virtude de expansões e anúncio de novos estoques, especialmente do setor de transportes.

“Uma parte expressiva das transações neste início do ano veio de expansões, com mais de 20% do total. O destaque ficou para o setor de Transporte e Logística no estado de São Paulo, que representou 42% do total de transações no período”, afirma André Romano, da área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da JLL.

Leia também: TRC gera 12,8 mil vagas de emprego no 1º trimestre

De acordo com o relatório da JLL, os principais segmentos envolvidos nas transações do primeiro trimestre foram: Logística e transporte: 42%; Mineração, metalurgia e siderurgia 28%; Veículos e peças 12%; Bens de capital 10%.

Dessa forma, alguns proprietários, principalmente paulistas, já iniciaram obras para novos projetos. Além de expansões de condomínios já existentes. No primeiro trimestre de 2019, foram entregues apenas 97 mil m². Entretanto, a previsão de entrega para os próximos trimestres do ano é de 853 mil m². Dessa forma, atingindo um volume 61% superior ao registrado em 2018.

 

Expansão e retomada de projetos impulsionam mercado no primeiro trimestre

 

No Brasil, um total de 97 mil m² de novos estoques do segmento foi entregue no período. Com isso, o volume entregue ficou abaixo do projetado pelo mercado. Cerca de 70% da metragem prevista para os primeiros meses do ano foi postergada para o segundo trimestre. Portanto, a expectativa é de que sejam entregues 368 mil m² no próximo trimestre e mais 485 mil m² até o final do ano.

“A recuperação do segmento acontecerá primeiro nas áreas consolidadas como a região metropolitana de São Paulo e Jundiaí, seguidas pelos mercados secundários ainda neste ano”, analisa Romano.

Expansões são responsáveis por uma parte significativa das absorções

As expansões foram responsáveis por aproximadamente 21% das transações neste primeiro trimestre, sendo que, no total, foram 120 mil m² em expansões.

Nesse ínterim, as regiões de Jundiaí (SP) e da Pavuna (RJ) foram responsáveis por 30% das devoluções de condomínios logísticos. Na cidade do interior paulista, foi devolvido um total de 57 mil m². Sendo uma das principais devoluções a do GR Louveira, com 11 mil m² devolvidos pela Ambev. Já na Pavuna, foram computados 37 mil m² em devoluções. Com a mais relevante os 18 mil m² devolvidos pela varejista Ricardo Eletro no Distribution Park Rio de Janeiro.

Para ver o relatório First Look JLL completo, clique aqui.

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa matéria, meu nome é Donizete Lanzoni Ribeiro, proprietário da Premoeng, há 25 anos atuando em todo o território nacional, especializada em consultoria imobiliária, oferecendo aos clientes: locatários, proprietários e investidores, serviços de gerenciamento de projetos, construção, comercialização; transações imobiliárias na venda e locação de terrenos, lojas voltada para o segmento de supermercadista, galpões industriais, galpões logísticos e operações sob medida (built to suit).
    VISÃO
    Com conhecimento e experiência, criando parcerias estratégicas com nossos clientes e colegas de profissão, estreitando relacionamentos duradouros com ética e integridade, proporcionando sucesso com quem trabalhamos.
    MISSÃO
    Referência em consultoria imobiliária, desde o acompanhamento na prospecção de oportunidades, projetos até a finalização do negócio, oferecendo, com excelência, os melhores serviços, com zelo e discrição, buscando sempre a inovação e criatividade que nossos clientes esperam.
    Qualquer dúvida estou à disposição.

    Além de Alugueis e vendas de galpões, sou representante do Cassol Pré-fabricados, a maior indústria de pré-fabricados de concreto do Brasil, com cinco fabricas em operação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é proprietária de Shoppings Centers, 4 ª rede de lojas de material de construção do Brasil – Cassol Center Lar e construtora/incorporadora Terra Firme, razão pela qual damos aos clientes garantias de obras bem feitas e seguras.
    Reforçamos nossa posição de líder no segmento, eleita pela oitava vez consecutiva “A MELHOR EMPRESA DE PRÉ-FABRICADOS DO BRASIL”, eleição feita através da revista PINI por clientes, empresas de engenharia e por profissionais do setor de engenharia da construção civil.

    contato: 11.9 9666.3888 / 9 9730.3888

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here