Tecnologia garante ganho de até 10% na primeira vida útil do pneu

A calibragem de pneus com nitrogênio demonstra diversos benefícios financeiros para quem a utiliza

As vendas totais de pneus tiveram alta de 7% em julho na comparação com o mês anterior. Mesmo com a alta, os números não reverteram

Tecnologia garante ganho de até 10% na primeira vida útil do pneu. A Air Products explicou como funciona a técnica, que pode prolongar o tempo de calibragem dos pneus para até 45 dias.

“O ar comprimido, utilizado para encher os pneus dos veículos, é uma mistura de gases, sendo os principais oxigênio e nitrogênio. Nesse caso, a perda de pressão pode chegar a cinco libras por semana. Quando oferecemos a calibragem apenas com nitrogênio para frotas de caminhões, diminuímos esse tempo entre calibragens por uma razão simples: as moléculas desse gás são maiores e demoram mais para sair pela borracha do pneu, que é permeável”, explica Omar Abreu, Vendedor Técnico da Air Products.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

No geral, veículos de transporte que utilizam ar comprimido precisam ter seus pneus calibrados semanalmente, no máximo até 15 dias. Com o nitrogênio, esse tempo prolonga para até 45 dias.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Economia

Além disso, há benefícios em economia, pois o equipamento ganha, em média, 5% a 10% na primeira vida útil. Abreu destaca que isso poupa a compra de aproximadamente quatro pneus por mês para frotistas.

As carcaças também podem ser reutilizadas mais vezes com a utilização do gás. De acordo com o vendedor, “trabalhando com ar comprimido, a temperatura e a pressão dos pneus variam muito devido aos contaminantes como água e óleo. Com o uso de nitrogênio que é um gás totalmente inerte, estável, isento de umidade e óleo, a temperatura e calibragem ideal do pneu é mantida por mais tempo preservando a estrutura interna. Em média, é possível ter uma reforma a mais por carcaça, o que também gera ganho ambiental, uma vez que significa melhor aproveitamento do pneu e menor geração de sucata”.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!