Latam Airlines Group S.A é a nova empresa
Latam Airlines Group S.A é a nova empresa
Fusão entre as empresas brasileira e chilena resultou na criação da maior companhia aérea da América Latina. Nomes LAN e TAM continuarão sendo utilizados normalmente em cada um dos países
A companhia aérea brasileira Tam e a chilena Lan concluíram nesta sexta-feira (22), com sucesso, o processo de troca de ações,, último passo para criar a fusão, dando origem a nova empresa Latam Airlines Group S.A, resultandona maior companhia aérea da América Latina com um valor de bolsa superior aos 12,5 bilhões de dólares.
Apesar da fusão, os nomes LAN e TAM continuarão a funcionar normalmente em cada um dos países. Cada companhia aérea mantém, ainda, seus centros de operação atuais: o da LAN em Santiago e o da TAM em São Paulo.
Os acionistas da Tam trocaram 99,9% de seus títulos por ações da Lan, com a proporção de 0,9 ações da Lan por cada uma da Tam. A porcentagem se refere às ações da Tam que participaram da oferta de troca e representam 95,6% do total dos títulos da companhia brasileira.
O vice-presidente executivo da Lan, Enrique Cueto, afirmou que a criação da nova companhia aérea “é uma oportunidade de levar a América do Sul ao mundo”. Enquanto isso, o vice-presidente da Tam, Maurício Rolim Amaro, indicou que a empresa vai oferecer novos destinos a seus clientes e gerar maior valor para os acionistas.
A nova companhia terá cerca de 150 destinos em 22 países e voos de carga a 169 cidades em 27 países. Em relação à estrutura corporativa, Rolim será o presidente do Conselho de Administração, enquanto o Cueto ficará responsável da Presidência Executiva da Latam.
A partir de agora, as ações da LAN serão entregues na forma de BDRs (Brazilian Depositary Receipts, recibos de empresas estrangeiras negociadas na Bovespa) no Brasil e ADRs (American Depositary Receipts, recibos das ações da brasileira na bolsa de Nova York) nos Estados Unidos.
A TAM anunciou, em 7 de maio deste ano, o fechamento do capital da empresa na Bovespa. A Oferta Pública de Ações (OPA).
A fusão sofreu vários contratempos por decorrência de monopólio em rotas aéreas apresentadas por outras companhias, principalmente relativas a rotas entre Chile e Brasil. Os tribunais permitiram a criação da aliança, mas impuseram uma série de medidas de mitigação.
Estrutura e negócios
As duas companhias projetam sinergias aproximadas de US$ 170 milhões a US$ 200 milhões para os primeiros 12 meses pós união, crescendo até um valor anual de US$ 600 milhões a US$ 700 milhões, que serão alcançadas totalmente durante o quarto ano, após concluída a associação.
O Latam Airlines Group também estima custos únicos associados à conclusão da transação e à concretização de sinergias de aproximadamente US$ 170 milhões a US$ 200 milhões, gerados, em sua maioria, nos primeiros 12 meses depois da união.
Programas de fidelidade
A partir de 27 de junho, a Latam informa que os membros dos programas de fidelidade Lanpass e TAM Fidelidade poderão acumular e trocar quilômetros/pontos em toda a rede da LAN e da TAM. Os associados das categorias superiores desses programas (Comodoro/Black e Premium Silver/Vermelho) somarão serviços preferenciais, com direito a um acompanhante, como acesso às salas VIP próprias de ambas as companhias, check-in e embarque preferencial nos aeroportos e priorização de bagagem, diz a Latam.
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