O diretor da ANTAQ (A Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Francisval Mendes, participou, na última terça-feira (19), em São Paulo, da abertura da 25ª edição da Intermodal South America. “Para 2019, a projeção da Agência é que os portos e terminais movimentem 1,156 bilhão de toneladas, registrando crescimento em torno de 3,5% em comparação com o ano passado”, informou Mendes.

O transporte de contêineres foi um ponto positivo do ano de 2018, houve um crescimento de 13% no transporte de contêineres pela cabotagem, na comparação com o ano anterior. Foram transportados 1,359 milhão de teus pela cabotagem no ano passado.

Mendes reafirmou os números positivos do último ano. “Considerando todos os tipos de cargas, a navegação de cabotagem movimentou 230,7 milhões de toneladas no ano passado, apresentando crescimento de 3,75% em relação a 2017”, ressaltou o diretor.

Leia também: Porto de Santos movimenta 9 milhões de toneladas em janeiro

Investimentos privados

O diretor da ANTAQ também lembrou as perspectivas de aumento dos investimentos privados no setor portuário. “A ANTAQ realizará as licitações de quatro áreas e suas infraestruturas públicas, sendo três arrendamentos no Porto de Cabedelo, na Paraíba, e um no Porto de Vitória. As quatro áreas totalizam R$ 200 milhões em investimentos e se destinam à movimentação de granéis líquidos, especialmente combustíveis”. Os leilões acontecerão hoje (22), na B3, em São Paulo.

Em 5 de abril, também na B3, a ANTAQ realizará os leilões de outras seis áreas, sendo cinco no Porto de Belém e uma no Porto de Vila do Conde, todas no Estado do Pará. Essas áreas também movimentarão granéis líquidos, especialmente combustíveis, e somam mais R$ 425 milhões em investimentos.

Fonte: Antaq

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here