O volume de vendas do comércio varejista no país recuou 3,1% em agosto, na comparação com o mês anterior (2,7%). Além disso, mais da metade

O setor de serviços e transportes aponta queda de 4% no mês de março na comparação com fevereiro. Desse modo, voltou a ficar abaixo do patamar pré-pandemia. Os dados foram publicados nesta quarta (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado elimina parte do que foi ganho no mês anterior. Com aumento em 4,6% em fevereiro, o setor apresentou superação do nível do mesmo mês em 2020.

Quando comparado com março de 2020, a alta foi de 4,5%, após 12 taxas negativas seguidas nessa base. No primeiro trimestre houve queda de 0,8% em comparação com o mesmo período de 2020. Sendo assim, o volume de serviços apresenta a quinta queda consecutiva nas comparações trimestrais. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -8%.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Das cinco atividades investigadas, três apresentaram queda que contribuíram com esse índice. Primeiro, serviços prestados às famílias, que caiu 27%. Essa é a taxa negativa mais intensa desde abril 2020, que apresentou -46,5% (essa atividade inclui bares e restaurantes). Em segundo lugar, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, com menos 1,9%. Depois, de profissionais, administrativos e complementares, que apresentou queda de 1,4%.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

“O setor mostrava um movimento de recuperação desde junho do ano passado e chegou a superar o patamar pré-pandemia. Mas com a queda em março encontra-se 2,8% abaixo do volume de fevereiro do ano passado”, diz o gerente da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), Rodrigo Lobo. Ele acredita que esse recrudescimento se deu por conta das medidas restritivas que aconteceram em consequência do avanço da pandemia.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here