SETCESP decide por profissionalizar gestão

O SETCESP (Sindicato das empresas do transporte de carga de São Paulo) decidiu por profissionalizar sua gestão.

O SETCESP (Sindicato das empresas do transporte de carga de São Paulo) decidiu por profissionalizar sua gestão. De acordo com aprovado em assembleia na última terça (13), passa a valer a mudança no estatuto.

Segundo o presidente, Tayguara Helou, a mudança acontece em razão de uma modernização da entidade. “A base estrutural do Estatuto do SETCESP era de 40 anos atrás. Quando o mercado, as empresas e os critérios de gestão eram completamente diferentes”.

Portanto, toda a governança corporativa será profissionalizada. Assim, todos os cargos terão novas contratações para a direção e monitoramento da entidade. Além disso, setores administrativos, fiscalização e órgãos de controle para o relacionamento entre sócios também será profissionalizado.

Confira todos os cargos a serem contratados e mudanças aprovadas

Para a execução do processo transitório, foi contratada a ProxyCon Assessoria Empresarial. Durante a apresentação do projeto, juntamente com Tayguara, Paulo COnte Vasconcellos, presidente da ProxyCon detalhou as mudanças de cada cargo:

Presidente executivo – Contratação de um presidente executivo com grande conhecimento e experiência em gestão que dará expediente em tempo integral na entidade. Será responsável por colocar em prática as ações para atingimento do objetivo estratégico.

Conselho Superior – Criação de um Conselho Superior que definirá os objetivos estratégicos e diretrizes a serem seguidas pelo presidente executivo. Dessa forma, será composto por todos os ex-presidentes da entidade, de forma vitalícia. Juntamente com todos os membros da chapa eleita para o mandato. Os critérios para formação da chapa eleitoral permanecem os mesmos com a inclusão das holdings.

Holdings – possibilidade de participação de sócios de holdings que sejam controladoras de empresas de transporte na formação das chapas candidatas nas eleições e, também, em cargos de direção no SETCESP. No Estatuto anterior não havia esta possibilidade e permitia que somente sócios de transportadoras ocupassem tais posições.

Conselho Administrativo – Criação de um Conselho Administrativo responsável pelo acompanhamento dos resultados da entidade composto pelo presidente executivo e pelos seguintes cargos eleitos: presidente, vice-presidente, secretário geral e diretor financeiro.

Planejamento Estratégico – Definição do planejamento estratégico da entidade que contemple programa anual de despesas e investimentos; políticas de gestão de risco eletrônico; códigos de conduta de seus colaboradores, gestores, diretores, fornecedores e parceiros; regras de compliance entre outros.

Comitê de Auditoria – criação de um grupo técnico de auditores, internos ou externos, que auxiliará o Conselho Administrativo a fiscalizar se as normas e procedimentos definidos estão sendo cumpridos.

Conselho Fiscal – criação de um grupo de empresários que fiscalizarão os atos administrativos e financeiros e acompanhará o trabalho dos auditores internos e externos.

Auditoria Independente – contratação de um órgão independente especializado para auditar tecnicamente os controles e demonstrações financeiras da entidade. Estes auditores não poderão, em nenhuma hipótese, terem ligação com prestadores de serviços fiscais e de contabilidade do SETCESP para garantir a imparcialidade e independência das verificações.

Associados Honorários – criação de uma nova categoria de associados para as empresas que completarem ou tiverem mais de 35 anos de filiação ao SETCESP.

Prazo para as assembleias – ampliação de 3 para 7 dias do prazo entre a divulgação e a realização das assembleias.

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!