A Scania planeja o lançamento de uma linha de caminhões pesados a bateria em 2023. De acordo com projeto da montadora sueca, os veículos

Scania planeja o lançamento de uma linha de caminhões pesados a bateria em 2023. De acordo com projeto da montadora sueca, os veículos terão capacidade para 40 toneladas de carga, peso máximo permitido para uma carreta de três eixos, um dos maiores caminhões que rodam no Brasil.

“Há esse mito de que o transporte pesado não comporta veículos a bateria”, afirmou à EXAME Andreas Follér, líder global de sustentabilidade da companhia. “A verdade é que eles vão chegar ao mercado em breve.”

O caminhão terá autonomia para rodar 4 horas na velocidade de uma grande rodovia, que é o tempo máximo de direção indicado para os motoristas. O carregamento completo das baterias levará 45 minutos, tempo suficiente para o caminhoneiro descansar e retomar a viagem.
Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Segundo Follér, o caminhão elétrico deverá ter um preço de compra mais elevado do que um similar a combustão. Seu custo de operação, no entanto, será menor.

Atualmente, não só a Scania como outras montadoras já lançaram ou trabalham no lançamento de caminhões elétricos para o mercado. No entanto, o foco do uso da tecnologia ainda tem sido veículos urbanos, voltados mais para o e-commerce de grandes centros.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here