O Governo do Estado de São Paulo escolhe dois projetos que podem ser viáveis para a construção da nova Rodovia que ligará São Paulo ao Porto de Santos.

O Governo do Estado de São Paulo escolhe dois projetos que podem ser viáveis para a construção da nova Rodovia que ligará São Paulo ao Porto de Santos. A informação foi divulgada na última sexta (23) e as propostas foram feitas por meio de Manifestação de Interesse Público (MIP).

Segundo o Estado, as duas empresas que enviaram as propostas foram credenciadas e terão 120 dias para apresentar o plano de corredor multimodal. Os estudos mais aprofundados dos projetos serão analisados na etapa seguinte.

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Intitulado como Linha Verde, está nos planos que o corredor logístico faça a conexão do Rodoanel à Margem Esquerda do Porto e à Rodovia Cônego Domênico Rangoni. E também, existe a possibilidade de se criar um novo acesso ao litoral paulista. Uns dos objetivos é melhorar o fluxo do Sistema Anchieta-Imigrantes e permitir viagens mais rápidas e seguras.

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O governo afirma que espera medidas sustentáveis para a nova rodovia, como compensação de emissões de gás carbônico decorrentes da operação, veículos com energia limpa, iluminação com energia solar, sistema de monitoramento inteligente e integração com o Centro de Controle.

Além disso, alguns benefícios, como redução no tempo de abastecimento dos caminhões, redução no custo de frete e possibilidade de conexão com ferrovias que abastecem o estado também são esperados.

A Linha Verde faz parte de um projeto da Secretaria de Logística e Transporte (SLT) de São Paulo para criar uma nova matriz logística no estado. O secretário da pasta, João Octaviano Machado Neto, explica que as condições já foram criadas para a remodelação e que já existe investimento de R$ 4 bilhões nas rodovias, na hidrovia e na concessão de aeroportos. “Soma-se a isso o projeto da Linha Verde, que vai alavancar a economia, já que boa parte do PIB nacional passa pelo Porto de Santos”, afirmou por meio de nota.

Fonte: SETCESP

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