Sabesp e Scania abastecem ônibus com biometano

Ônibus Biometano

Um ônibus abastecido com biometano retirado do tratamento de esgoto circulou pela primeira vez nas ruas da América Latina. Foi em Franca (SP), em uma ação em parceria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) com a Scania e a embaixada da Suécia, parte das Semanas de Inovação Suécia-Brasil.

O objetivo é chamar a atenção para o potencial mercado de biogás nas cidades brasileiras. Na Suécia, alguns ônibus urbanos já são abastecidos com biometano.

Segundo a Agência CNT de Notícias, o projeto da Sabesp em Franca é o único com produção de biometano gerado a partir do tratamento de esgotos na América Latina. O biometano é a purificação do biogás, gerado a partir de dejetos, e leva esse nome devido à alta concentração de metano. Como sua matéria-prima é de origem orgânica e não fóssil (como ocorre com diesel e gasolina), tem mínima emissão de gases poluentes.

Na avaliação da Sabesp, há um potencial de aumento de escala da produção de biogás a partir do tratamento de esgotos. A ETE de Franca trata, em média, 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 Nm³ de biogás por dia, suficientes para substituir 1.500 litros de gasolina comum diariamente.

O modelo abastecido com o gás é da Scania é produzido no Brasil. Tem capacidade para até 130 passageiros, ele pode ser abastecido tanto com biometano quanto com GNV (Gás Natural Veicular), ou com uma mistura dos dois. A montadora aposta nessas alternativas como as mais viáveis, no curto prazo, para reduzir os impactos ambientais do transporte.

Recentemente, a empresa anunciou a maior venda da sua história de ônibus urbanos que rodam exclusivamente com GNV e biometano: 481 ônibus serão comercializados para a Transmilênio, sistema de BRT (Bus Rapid Transit) de Bogotá, na Colômbia.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!