A Rumo Logística assinou, nesta segunda (20), contrato para construção da primeira ferrovia estadual do Mato Grosso. O trecho será no regime de autorização.

A Rumo Logística assinou, nesta segunda (20), contrato para construção da primeira ferrovia estadual do Mato Grosso. O trecho será construído no regime de autorização e o investimento estimado está entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões. Diferente das concessões, o modelo prevê que 100% dos riscos sejam responsabilidade da iniciativa privada.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

O sistema será de 730 km de extensão com dois blocos, ambos partindo de Rondonópolis com destino a Cuiabá e Lucas do Rio Verde. O contrato com a Rumo prevê exploração de 45 anos prorrogáveis por mais 45 e a conclusão do primeiro ramal está prevista para 2026 e do segundo, para 2030.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

No mês passado, uma medida provisória foi editada com o objetivo de desburocratizar o procedimento de autorização de novas ferrovias e facilitar a atração de investimentos privados no setor. Desde a assinatura, o governo federal já recebeu 11 pedidos de ferrovias em diversos Estados.

Fonte: Estadão

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here