Rumo assina contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul

(Anápolis - GO, 31/07/2019) Cerimônia de Assinatura do Contrato de Concessão da Ferrovia Norte-Sul . Foto: Alan Santos/PR

A Rumo, operadora ferroviária do País, assinou na última quarta-feira (31) em Anápolis (GO) o contrato de concessão dos tramos central e sul e da Ferrovia Norte-Sul, como resultado do leilão realizado em 28 de março pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, durante o discurso, as obras de infraestrutura unem o Brasil, trazem progresso de verdade para todos os brasileiros. “As futuras obras geram preços e fretes melhores, além de ajudar a reduzir os acidentes em estradas. Por isso, o modal ferroviário é sempre muito bem-vindo”, disse.

“Quero registrar aqui a minha homenagem às pessoas que fizeram a ferrovia Norte-Sul, aos técnicos do ministério, da ANTT, aos parlamentares que nos deram apoio, à Cosan, à Rumo que acreditou no Brasil e que está fazendo seu investimento, seu expertise”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que também garantiu que a renovação do contrato da Malha Paulista será realizada em breve.

“Desde 2015, nós estamos pleitando a renovação da Malha Paulista para podermos investir R$ 7 bilhões”, disse o diretor presidente da Rumo, João Alberto Abreu. “Queremos muito dar mais esta boa notícia ao nosso PIB. Já temos a aprovação da ANTT e da área técnica do Tribunal de Contas da União, e estamos aguardando o parecer final do CTU”.

O presidente do Comitê Operacional, membro do Conselho de Administração e líder da nova Malha Norte-Sul da Rumo, Julio Fontana Neto, disse que a ampliação da Malha Paulista e o início das operações da Norte-Sul vão criar um corredor comercial inédito na America do Sul. “A Norte-Sul vai valorizar as terras de quem tem uma fazenda em Mato Grosso, em Goiás e Tocantins — e vai expandir a fronteira agrícola do País”.

O leilão:

• Data do leilão: 28 de março de 2019

• Trecho concessionado: 1.537 quilômetros, ligando Porto Nacional (TO) a Estrela D’Oeste (SP)

• Prazo do contrato de concessão: 30 anos, não prorrogável

• Valor da proposta econômica da Companhia: R$ 2,7 bilhões

• Ágio em relação ao valor mínimo fixado: 100,92%

• Previsão para início das operações: até o final de 2019, com contêineres da Brado rodando entre Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO); operação completa prevista para 2021, após a conclusão das obras entre Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela D’Oeste (SP).

• Primeiros terminais previstos: Porto Nacional (TO), Anápolis (GO), região de São Simão (GO), região de Uruaçu (GO) e um grande complexo de Terminais no sudoeste de Goiás.

• Demanda potencial divulgada pela ANTT: 1,7 milhão de toneladas para 2020; 22,73 milhões de toneladas até 2055.

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