Rumo arremata trecho da Ferrovia Norte-Sul

Com o lance de R$ 2,719 bilhões a Rumo, empresa do grupo Cosan, venceu o leilão do trecho de 1,5 mil quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, o evento aconteceu nesta última quinta-feira (28). A empresa disputou a concessão da Ferrovia com o grupo VLI, que tem Vale, Mitsui e Brookfield entre os acionistas.

Considerado como um dos principais projetos para escoamento da produção agrícola do país, o trecho conquistado possui 1.537 km e vai de Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela d’Oeste, em São Paulo. Os investimentos devem chegar a R$ 2,7 bilhões.

A Rumo tem dois anos para fazer a rodovia operar. A demanda esperada – tanto na malha própria como na de terceiros – em 2020 é de 1,7 milhão de toneladas. Em 2055, deve chegar a 22,7 milhões.

“Queremos fazer com que a ferrovia opere o mais rápido possível, para gerar caixa”, afirmou o presidente da Rumo, Julio Fontana. “É um bom negócio para nossa companhia e tem sinergia com a nossa operação”, afirmou.

Próximas concessões

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciou que que mais duas concessões de ferrovia devem ocorrer nos próximos meses. Na lista, estão a Ferrogrão e a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste). “Ambas estão em estágio avançado e já passaram por consulta pública”, disse Freitas.

Fonte: G1

 

Compartilhe nas redes sociais

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!