Recusa ao teste do bafômetro representa 85% das multas na ODSI

O percentual refere-se ao número total das autuações realizadas durante a Operação Direção Segura Integrada

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran.SP) revelam que 85% das multas aplicadas em março
Consumo de álcool foi responsável por 10% dos sinistros de trânsito em 2021 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran.SP) revelam que 85% das multas aplicadas em março durante fiscalizações da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) foram registradas para motoristas que se recusaram a fazer o teste do etilômetro (bafômetro). De um total de 327 autuações , 278 envolveram esse tipo de infração.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Em março, a quantidade de motoristas que se recusaram a soprar o equipamento foi 3% superior à registrada em fevereiro. Na ocasião, das 474 infrações contabilizadas, 393 foram para condutores que não fizeram o teste.

O valor da multa é de R$ 2.934,70 e os condutores responderão a processo de suspensão da carteira de habilitação. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Além dos 278 condutores autuados por não realizarem o teste, outros 36 foram multados por dirigirem sob influência de álcool. Vale lembrar que tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!