Randon aumenta capacidade de planta para 130 implementos/dia

A pandemia de coronavírus começa a impactar o setor de implementos rodoviarios. Dessa forma, a sequência de crescimento e recuperação do setor foi
Divulgação/ Randon Implementos

A Randon Implementos acaba de aumentar a capacidade e produtividade da planta instalada no bairro Interlagos, em Caxias do Sul (RS). Apesar de não ter tido nenhum aumento da área construída no complexo industrial, a empresa apostou em uma otimização melhor do espaço e conseguiu atingir a capacidade de produzir até 130 implementos por dia.

Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes

Dessa forma, a Randon utilizou recursos de alta tecnologia e conceito de indústria 4.0, ocupando o mesmo espaço físico considerando a sinergia e as melhorias também realizadas nas demais unidades industriais do país. Anteriormente, a  média era de 100 produtos/dia que já havia sido elevada por conta de outras providências, como o sistema de pintura e-coat acrílico de peças, da segunda linha de montagem e pintura em Araraquara, da linha adicional de basculantes em Caxias do Sul e da nova linha de furgão carga geral com tecnologia clinch dos painéis em Chapecó.

Sistema de armazenamento e corte de chapas

Apresentado nessa terça, 28, o sistema de armazenamento automático e corte integrado das chapas de aço é o principal responsável pelo novo salto de competitividade e produtividade na trajetória da Companhia. Estiveram presentes representantes da Diretoria das Empresas Randon, funcionários e toda a Rede de Distribuidores Randon. Além disso, executivos da Trumpf, fornecedora alemã, foram ao local. O sistema implantado é um dos maior das Américas e está entre os maiores do mundo em tamanho de warehouse já instalado por essa empresa.

O projeto é considerado único dentro do grande plano global da Randon Implementos de ampliação de capacidade – iniciado em 2018 e com conclusão em 2020. Por isso, somente na estamparia, o investimento aproxima-se dos R$ 30 milhões. A reorganização interna resultou em um layout otimizado e mais funcional, priorizando o fluxo produtivo. Bem como, uma maior facilidade de gerenciamento e prevenção de distúrbios. A projeção é de que 90% da produção passará pelo novo sistema.

De acordo com o COO da Divisão Montadora das Empresas Randon, Alexandre Gazzi, não contar com um espaço físico disponível para expansão foi um grande obstáculo nos planos da Randon. “Um dos maiores desafios para o crescimento da empresa era a disponibilidade de espaço físico para expansão. Conseguimos transpor esta barreira investindo em sistemas inovadoras, com tecnologias inteligentes e ainda maior qualificação da força de trabalho. Assim, no mesmo espaço físico de antes contamos com um sistema que nos torna três vezes mais rápidos, ou seja, ampliamos a nossa produtividade. E ainda fomos capazes de deixar mais área livre para futuras ampliações”.

O novo warehouse dispõe de 815 posições de estocagem e mais 17 estações de processamento, com uma capacidade de trabalho que chega a 280 toneladas por dia, em 2,5 mil m2 de área.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!