Produção de pneus cresce 6,7% e se aproxima dos niveis de 2010

Mas balança comercial e exportação prosseguiram em queda no semestre

Mas balança comercial e exportação prosseguiram em queda no semestre


A mudança da relação dólar-real nos últimos meses tem ajudado a indústria nacional de pneus. Segundo a Anip, a associação dos fabricantes de pneumáticos, com o aumento da competitividade do produto brasileiro no mercado interno e nas exportações, a produção dos componentes cresceu 6,7% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo intervalo do ano passado, passando de 31,6 para 33,7 milhões de unidades.

“Nosso setor está acompanhando a expansão do setor automotivo e para este ano a expectativa é voltar a produzir um volume igual ou superior ao de 2010, quando foram fabricados no País 67,3 milhões de unidades. Esse número caiu em 2011 e 2012, devido ao câmbio favorável às importações, ao lado de outros aspectos que reduzem nossa competitividade interna e externa”, explica Alberto Mayer, presidente da associação.

Mas o cenário cambial também tem trazido desvantagens. Mayer lembra que a indústria de pneumáticos, que já sofre com custos maiores do que os competidores de outros países, por razões tributárias, de logística e burocráticas, acaba pagando mais caro para importar matérias-primas, que representam cerca de 70% do total de insumos usados na produção de pneus.

Com o aquecimento das vendas de veículos no Brasil, não foi só a produção nacional de pneus que aumentou no primeiro semestre. As importações também: 21,4%,atingindo 14,42 milhões de unidades ante 11,88 milhões no mesmo período de 2012 (sem incluir pneus para motos).  Enquanto isso as exportações dos componentes tiveram queda de 10,7%, com a venda externa de 6,17 milhões de unidades, comparadas com 6,92 milhões no primeiro semestre de 2012.

As vendas de pneus apresentaram crescimento superior ao da produção. No período de janeiro a junho de 2013 em relação ao mesmo intervalo do ano anterior, aumentaram 7,9%, de 33,4 para mais de 36 milhões de unidades.

No mercado de reposição, as vendas cresceram 13% na mesma base de comparação, de 16,3 para 18,4 milhões de pneus. Já as vendas para montadoras aumentaram 12,3%, passando de 10,2 para 11,4 milhões de unidades.

Foram vendidos 17,6 milhões de pneus para veículos de passeio no primeiro semestre, 7,5% a mais que no ano passado. No segmento de camionetas houve alta de 15,8%, para 4,9 milhões de unidades. E no de cargas a expansão foi de 14,4%, para 4,25 milhões de pneus.

Fonte: Automotive Business

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