Produção de automóveis deve superar 2018, mas fica abaixo de previsão

A produção de automóveis brasileira deve fechar o ano com um volume maior que 2018. Entretanto, devemos ter 200 mil veículos a menos que o previsto.

A produção de automóveis no Brasil deve fechar o ano com um volume maior que 2018. Entretanto, devemos ter 200 mil veículos a menos que o previsto. O principal motivo para a queda em relação a expectativa é a diminuição de exportações para Argentina. Ao todo, devemos ter 175 mil unidades exportadas ante 370 mil previstas em janeiro.

De acordo com a revisão divulgada pela Anfavea, ontem, o setor deve encerrar o ano com a produção de 2,94 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Assim, atingindo um volume 2,1% maior que no ano passado. Antes, a previsão de crescimento para 2019 era de 9%.

Segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, é “pouco provável que o mercado argentino se recupere em 2020”. O volume de exportações brasileiras teve queda de 590 mil para 420 mil. Por esta razão, as montadoras estudam dar férias coletivas maiores de fim de ano e em alguns casos, como na Volkswagen, é cogitada  a prática do lay-off (suspensão temporária de contratos de trabalho).

As projeções do fim de ano ainda podem ter alterações em função da aprovação da reforma da previdência. Pelo menos, é nisso que Moraes acredita. “Seria bom que parassem com esse tititi o mais rápido possível e tivéssemos uma reforma robusta”. Além disso, Moraes afirma contar com investimentos maiores por parte dos bancos para este segundo semestre ante 2018.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!