O Prêmio Lótus e Frota&Cia anunciaram as marcas e modelos de veículos comerciais que conquistaram a preferência dos transportadores brasileiros em 2019. Em sua 27ª edição, o reconhecimento leva em conta os emplacamentos de caminhões, ônibus e utilitários apontados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), informados pela Fenabrave e processados pelo Frota DataBank, braço estatístico de Frota&Cia.

Mais uma vez, a Mercedes-Benz conquistou o maior número de troféus da premiação, ao ser reconhecida em 8 das 24 categorias. A fabricante foi eleita como “Marca do Ano em Caminhões” e “Marca do Ano em Chassis de Ônibus”, pela liderança reafirmada nos dois mercados em 2019. A montadora também leva o mesmo título nos segmentos de caminhões semileves e leves, além de chassis urbano e chassis rodoviário. Para completar, a Sprinter Van e a Sprinter 415 foram certificadas como “Minibus do Ano” e “Caminhão Semileve do Ano”, pela ordem.

Para Roberto Leoncini (foto), vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da empresa, a conquista é resultado da mudança de postura da companhia, a partir da  adoção do mantra “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.

“Por trás desse compromisso está uma preocupação permanente em saber o que os nossos clientes necessitam, para entregar a eles soluções para todas as suas demandas, com foco na eficiência operacional e na rentabilidade desejada em seus negócios de transporte. A liderança pelo quarto ano seguido mostra que estamos no caminho certo e que estamos fazendo a nossa lição de casa”, afirma o executivo.

Roberto Leoncini: liderança reflete mudança de postura da empresa
Roberto Leoncini: liderança reflete mudança de postura da empresa

Saiba mais sobre os prêmios conferidos à Mercedes-Benz

Domínio histórico

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, arrebatou um total de cinco certificações de “Campeões de Vendas”, outorgada pelo Prêmio Lótus 2020. A fabricante confirmou seu domínio histórico nos segmentos de caminhões médios e caminhões semipesados, que garantiram à marca o título de “Marca do Ano” nessas categorias. E, mais uma vez, o Delivery 9.170 e o Delivery 11.180 registraram o maior número de emplacamentos no ano passado, nas categorias de caminhões leves e médios e semipesados.

Da mesma forma, o Constellation 24.280 6×2 foi eleito como “Caminhão Semipesado do Ano”, por conta das 3.744 unidades licenciadas do modelo. Com isso, o VW 24.280 6×2 já acumula nada menos que sete troféus na modalidade, outorgados pelo Prêmio Lótus.

“O Constellation 24.280 há anos tornou-se a referência de caminhão do segmento de semipesados”, ressalta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda da VW Caminhões e Ônibus. Ele oferece conforto para o motorista, grande rentabilidade para o proprietário e elevado valor de revenda. A versatilidade do VW 24.280 permite que o caminhão seja facilmente utilizado em diversas aplicações, desde a coleta de lixo, caçambas basculantes para apoio em obras de infraestrutura, transporte de bebidas, até os serviços de logística e transporte em estradas. Por isso se tornou um dos veículos mais versáteis do mercado”.

Saiba mais sobre os prêmios conferidos à Volkswagen Caminhões e Ônibus

Ricardo Alouche: Constellation 24.280 virou referência no segmento de semipesados.
Ricardo Alouche: Constellation 24.280 virou referência no segmento de semipesados.

Tripla conquista

Outro destaque da edição 2020 do Prêmio Lótus foi a Volvo, que garantiu três cobiçados troféus. O feito mais notável foi a reconquista do mercado de caminhões pesados, perdido para a Mercedes-Benz no ano passado. A empresa encerrou o ano com um total de 14.425 unidades licenciadas, que garantiram à montadora sueca o reconhecimento público e o título de “Marca do Ano em Caminhões Pesados”.

“Temos sido líderes ou estado entre os líderes de mercado em pesados várias vezes nos últimos anos”, lembra Alcides Cavalcanti (foto), diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil. “Essa preferência é quase natural, tendo em vista as vantagens que nossos veículos oferecem para o transportador e as tecnologias presentes na gama, que contribuem decisivamente para reduzir os custos operacionais no transporte comercial”.

Prova da afirmação é a conquista pela marca de outros dois certificados, ambos conferidos ao FH 540 6x4T. O modelo foi o caminhão mais licenciado em sua categoria, com um total de 7.135 unidades. E, pelo segundo ano seguido, foi eleito também como “Caminhão do Ano”, por ter alcançado o primeiro lugar do ranking dos mais vendidos no mercado brasileiro.

Alcides Cavalcanti: transportadores tem uma preferência natural pelos caminhões Volvo
Alcides Cavalcanti: transportadores tem uma preferência natural pelos caminhões Volvo

Além desses fabricantes, também merece destaque a atuação da Renault em 2019, no segmento de veículos utilitários. A marca francesa voltou ao topo do ranking na categoria de “Furgão do Ano”, graças à boa atuação da Master Furgão, que somou 4.517 unidades emplacadas no período, desbancando a arquirrival Sprinter, fabricada pela Mercedes-Benz.

Confira a lista completa dos ganhadores do Prêmio Lótus 2020. E muitos outros detalhes da mais consagrada certificação do mercado brasileiro de veículos comerciais, nessa edição especial de Frota&Cia On Line.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here