POP Marketing atualiza parque de sistemas de informação

Agência investe em software de setorização

Agência investe em software de setorização

A POP Trade Marketing, uma das principais empresas de trade do país com presença em mais de 18 mil pontos de vendas espalhados pelo território nacional, acaba de adquirir a solução de setorização Chronomap, da francesa Geoconcept, e que é distribuída no país pela Geograph. Há cerca de quatro anos, a POP aderiu ao geomarketing — inicialmente para o dimensionamento e roteirização de equipes — mas descobriu inúmeras aplicações para esse tipo de ferramenta.

“Uma das marcas da POP é fazer das tecnologias de ponta suas aliadas. Desde que passamos a utilizar sistemas de informações geográficas (GIS), colhemos muitos benefícios. Utilizando à tecnologia do TourSolver, combinado com a nossa expertise do negócio, a presença das equipes em campo foi otimizada e os custos da operação foram reduzidos”, conta Sergio Alves, sócio-diretor da POP Trade.

Mais recentemente, em setembro passado, a empresa investiu em uma nova solução, o Chronomap, também da Geoconcept, e que faz setorização, cálculos de zonas de influência e criação de isócronas. Segundo o diretor, com esses softwares os executivos da POP estudam geograficamente as tendências, nichos e padrões de desempenho para definir praças e planejar a cobertura das ações. “O TourSolver nos ajuda diariamente a evitar o desperdícios de recursos, sejam humanos ou motorizados e passamos a ser ainda mais assertivos em nossa tomada de decisão. E com o Chronomap esperamos também ajudar nossos clientes na escolha das melhores regiões para o lançamento ou comercialização dos seus produtos”, comenta.

O Chronomap é a ferramenta de setorização mais avançada do mercado. Uma das suas principais aplicações é calcular áreas geográficas acessíveis em relação a um ponto determinado. Essa função também leva em conta as mãos de direção das vias, o tipo de veículo, se o usuário deseja partir de um ponto ou chegar a ele, se quer obter isócronas que levam em conta a distância ou o tempo de acesso pelas ruas.  Como o Chronomap calcula esses setores usando como base mapas digitais e considerando mãos de direção da via e o tipo de veículo, as áreas criadas são as mais fiéis possíveis.

Outro recurso importante do Chronomap é o balanceamento de territórios. Um bom exemplo é o gerenciamento de força de vendas. Graças a essa solução é possível associar a cada vendedor uma área geográfica de atendimento compacta e coerente. A empresa usuária pode equilibrar as carteiras de clientes dos diversos vendedores usando alguma variável potencial, como faturamento, volume ou até mesmo quantidade de visitas. Uma vez que o critério de divisão territorial esteja estabelecido, o Chronomap dividirá, de forma automática, a região em setores de vendas otimizados.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!