PNL 2035 integra todos os modais de transporte

O Plano Nacional de Logística 2035 traça uma visão estratégica da rede de transporte para o futuro e integra todos os modais

O novo Plano Nacional de Logística 2035 (PNL 2035) foi apresentado, na última sexta (3), pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e a Empresa

O novo Plano Nacional de Logística 2035 (PNL 2035) foi apresentado, na última sexta (3), pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Um dos principais objetivos do plano é a transformação da matriz de transporte do Brasil para torná-la mais racional e sustentável.

O PNL 2035 traça uma visão estratégica da rede de transporte no futuro e, pela primeira vez, integra todos os modos de transporte. No planejamento, foram elaborados nove cenários futuros que indicam necessidades e oportunidades para a infraestrutura do transporte.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

“Hoje, o Ministério da Infraestrutura sabe para onde quer ir, onde quer chegar. Queremos ter uma matriz de transporte balanceada, com mais de 30% da nossa matriz sendo composta pelo sistema ferroviário. Nossa expectativa é reduzir em termos de 14% as emissões de CO2, de gases poluentes. Também queremos ter um transporte de 9% a 10% mais seguro com os investimentos que vão ser feitos”, destaca o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Nas simulações dos cenários futuros, foram levados em consideração mais de 2 mil empreendimentos ou ações que foram mapeadas. Entre eles, contratos de concessões e parcerias vigentes, obras públicas em andamento e em estudo de viabilidade, novas ferrovias e todo o conjunto de arrendamentos, desestatizações e ampliação de capacidade de portos.

Nos cenários de maior oferta de infraestrutura foram considerados empreendimentos que totalizam até R$ 789 bilhões em investimentos públicos e privados até 2035.

Fonte: Governo Federal

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!