Os preços do óleo diesel, gasolina e etanol nos postos de combustíveis do Brasil tiveram leve retração na semana passada. Dessa forma, chegando a quarta semana

Petrobras elevou nesta sexta-feira, 27, o preço da gasolina em suas refinarias em 2,5%, de acordo com site da própria estatal. O aumento não atinge o diesel, o que ajuda a manter o preço nas bombas sem alterações.

Na semana passada, a estatal já havia anunciado um aumento de 3,5% no preço da gasolina. Na ocasião, o diesel foi ajustado em 4,2%. A justificativa aos aumentos anteriores foi o ataque a refinaria Saudi Amanco, na Arábia Saudita, o que reduziu em 50% a produção de petróleo no país.

Os valores de gasolina e diesel vendidos pela Petrobras às distribuidoras têm como base a paridade de importação. Entretanto, desde a greve dos caminhoneiros, a empresa vinha buscando evitar repassar a volatilidade do mercado externo para os clientes.

O repasse do preço da gasolina ao consumidor final depende tanto das distribuidoras como dos postos de combustíveis. Segundo a companhia, o valor da gasolina na refinaria equivale a 25% do total. Outros 16% são da distribuidora e dos postos, e 59%, de imposto.

A alta na refinaria na semana passada refletiu sutilmente nas bombas. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o reajuste médio no país foi de 0,16%.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here