Pesquisa mostra que produzir cana está 25% mais caro em SP

Estudo foi realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz

Estudo foi realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz

A movimentação da máquina no canavial de Paulo Junqueira Neto é para garantir a adubação correta na plantação. A fazenda que fica em Ribeirão Preto, região nordeste de São Paulo, tem 3.600 hectares de cana.

No início da safra, o produtor decidiu renovar 30% da área plantada cultivando novas mudas, mas apesar do planejamento, Paulo reclama do custo no investimento. Cada hectare reformado está saindo por R$ 5 mil.

O produtor hoje paga R$ 100 pela tonelada de muda de cana-de-açúcar, o dobro do preço de quatro anos atrás.

Uma pesquisa da USP/Esalq comprova o aumento nos custos. O estudo concluiu que para produzir a mesma quantidade de cana, os produtores e as usinas gastam atualmente 25% a mais do que há quatro safras.

Os insumos, produtos usados para fazer os tratos culturais e combater as pragas, foram os que tiveram as maiores altas. Os fertilizantes ficaram 60% mais caros, o preço do calcário teve aumento de 65% e o gesso de 50%.

Os principais fatores para a alavancada dos preços são a alta do dólar e dos produtos agrícolas comercializados nas Bolsas internacionais.

Para a Associação dos Plantadores de Cana, o atual custo de produção praticamente não deixa margem de lucro para o produtor e prejudica também, os investimentos no canavial.

G1 – do Globo Rural

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!