Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o modelo para a nova concessão da Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o modelo para a nova concessão da Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, vai permitir uma redução de pelo menos 20% da tarifa de pedágio. O ministro acenou com a possibilidade em entrevista nessa quinta (13).

Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes

Atualmente, o valor total para ir de uma capital a outra está em cerca de R$ 60. No entanto, a estimativa é que o valor fique abaixo de R$ 50. “Vai pagar menos tarifa do que paga hoje, tendo muito mais investimentos”, ressaltou o ministro ao fazer uma apresentação do projeto na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

De acordo com o ministro, a disputa pela administração da via será feita a partir de uma combinação entre a oferta de menor tarifa e o pagamento de outorga pela concessão.

A ideia é que as empresas não reduzam demais o preço do pedágio e depois fiquem sem caixa para a administração da estrada. “No leilão, vamos estabelecer um patamar de desconto. Na competição, a tarifa vai baixar ainda mais [do que 20%]. Assim, a partir do momento em que atingimos um teto, mudamos para outorga, porque é uma maneira de preservar o caixa e garantir que, de fato, o investimento vai ser feito”, explicou. Além disso, Freitas afirmou que o leilão possa ser realizado ainda este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here