Pavimentação da BR-163 diminui preço do frete da soja

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a pavimentação do trecho da BR-163 acabando com atoleiros para chegar até o porto

A Pavimentação da BR-163, ajuda as exportações de soja do Brasil, maior exportador mundial. Dessa forma, o preço do frete para o transporte do grão já começou a diminuir.

A BR-163, é uma das principais rodovias brasileiras, chave para o transporte de grãos. No entanto, devido as péssimas condições da estrada era comum caminhões atolados no trajeto. Atualmente, a via já está pavimentada em todo seu trecho final de 1.000 quilômetros – de Sinop, no Mato Grosso, ao terminal de Miritituba, no Pará.

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Boa notícia para exportadores e agricultores, que esperam há décadas por uma conexão confiável entre as principais áreas de cultivo do Centro-Oeste e terminais do Norte do país construídos por empresas como Bunge, Archer-Daniels-Midland e Cargill.

Os custos de frete já estão em queda. Além disso, o tempo de transporte de produtos agrícolas caiu de cinco dias para uma média de dois ou três dias, de acordo com a Esalq-Log, divisão de pesquisa em logística da Universidade de São Paulo.

De acordo com Daniel Furlan Amaral, gerente de economia da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), as reformas na rota são essenciais. “A BR-163 é uma rota importantíssima para que a gente consiga escoar a produção do Centro-Oeste pelo norte a um custo menor do que para os portos do arco sul”.

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